Filtrar


Questões por página:

Em um experimento de laboratório, uma professora demonstra a conservação do momento angular. Sentada em um banco giratório, ela segura um haltere em cada mão, com os braços estendidos. Nesse momento, o sistema (professora, halteres e banco) possui um momento de inércia inicial Ii e gira com velocidade angular ωi . Em seguida, ela aproxima rapidamente os halteres do corpo, reduzindo o momento de inércia do sistema para um quarto do valor inicial, ou seja, If = Ii / 4. Diante dessa situação, os estudantes analisam a dinâmica do movimento e fazem algumas afirmações:



I- O torque externo resultante sobre o sistema é nulo.


II- A velocidade angular final e a Energia cinética final da professora serão: ωf= 4ωi e Kf = 4Ki , respectivamente.


III- A velocidade angular final e a Energia cinética final da professora serão: ωf = 4ωi e Kf = Ki /4, respectivamente.


IV- O aumento da energia cinética final é devido ao trabalho realizado pela professora ao fechar os braços.


V- A conservação do momento angular exige que a Energia cinética do sistema tenha uma diminuição igual à diminuição do momento inércia.



É CORRETO o que se afirma apenas em:

Em um experimento de dinâmica realizado no laboratório de Engenharia Mecânica, um robô foi projetado para empurrar um bloco de 4kg, inicialmente em repouso, sobre uma superfície horizontal ideal (sem atrito). Em determinado instante, o robô aplica uma força variável sobre o bloco, colocando-o em movimento na direção horizontal. Um sensor na mão do robô registra que a força aplicada é descrita pela função F(x) = (15 – x2) N, onde é a posição do bloco em metros. Com base nessas informações, a velocidade do bloco ao atingir x = 6m, considerando sua posição inicial como x = 0 será:

Em um laboratório de Física, um estudante utiliza um paquímetro (Figura 1) para medir o diâmetro de um cilindro metálico. A leitura na escala fixa (régua) do paquímetro é 2,30cm. Na escala do nônio/vernier, a coincidência com a escala principal ocorre na marca 6. Sabendo que a resolução do paquímetro é de 0,05mm, o valor CORRETO do diâmetro do cilindro, respeitando a quantidade adequada de algarismos significativos, será:



Imagem associada para resolução da questão

Equipamentos de proteção individual (EPI´s) são equipamentos de uso individual, projetados para proteção de quem os utiliza contra agentes químicos, físicos, biológicos, frio ou calor, assim como outros riscos presentes no ambiente laboratorial (Rodrigues et al., 2022). (Observação PFF = peças faciais filtrantes). Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo:



I- O jaleco forma uma barreira de proteção de contaminantes, protegendo a pele e as roupas por baixo, por isso, deve ser obrigatoriamente de manga longa e de tecido de algodão ou algum outro tecido não inflamável.


II- As luvas de látex podem ser utilizadas para proteção contra agentes biológicos e para manipulação de ácidos, bases diluídas e solventes orgânicos.


III- As máscaras PFF1 são indicadas para poeiras e névoas, mas não protegem contra agentes biológicos, sendo as máscaras PFF2 (equivalentes à N95) as mais utilizadas para proteção contra agentes biológicos.


IV- Deve-se usar no laboratório calçados que tenham um desenho que minimize escorregões e tropeções e possa reduzir a probabilidade de ferimentos causados por queda de objetos e exposição a agentes biológicos.


V- Os óculos protegem os olhos contra gotas, impacto, borrifo e salpicos, sendo os óculos de grau uma alternativa adequada como forma de proteção para os olhos.



É CORRETO o que se afirma apenas em:

A maioria das células e tecidos humanos é incolor. Para que possam ser visualizados ao microscópio, é essencial que as lâminas passem pelo processo de coloração. Considerando a coloração de rotina (hematoxilina-eosina), analise as assertivas abaixo:



I- Antes da coloração, é necessário remover a parafina presente nos cortes, pois a hematoxilina-eosina é aquosa e não penetra na parafina.


II- Antes da coloração, as lâminas de vidro com os cortes nelas aderidos são mergulhadas em álcool absoluto para remoção da parafina.


III- A eosina é a parte ácida do corante, com afinidade pelas estruturas básicas. A coloração final obtida varia do rosa claro ao vermelho.


IV- A hematoxilina é parte básica do corante e cora em azul ou violeta o núcleo das células e regiões citoplasmáticas ricas em ácido ribonucleico (RNA).


V- Após a coloração, os cortes são montados para preservação e observação. Para tal, aplica-se uma gota de xilol sobre o corte ou sobre uma lamínula.



É CORRETO o que se afirma apenas em: