Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
No fragmento “Somente com um compromisso coletivo e ações concretas poderemos garantir que ninguém seja privado do direito de aprender. Afinal, qual futuro queremos construir se deixamos milhões sem acesso ao conhecimento?”, retirado do texto, as palavras sublinhadas são, respectivamente, classificadas morfologicamente como:
mostrar texto associado
Considerando as seguintes propostas de alteração no texto, as que mantêm o sentido e a estrutura do texto são:

I. “que” (l.03) por “os quais”.
II. “continua a ser” (l.14) por “será”.
III. “déficit” (l.15) por “excesso”.

Quais estão corretas?
mostrar texto associado
Em relação ao conector “embora” (linha 07), analise as seguintes assertivas:

I. Estabelece uma relação de oposição, em que se contrapõem enunciados de orientações argumentativas diferentes, prevalecendo a do enunciado introduzido pelo conector.
II. A expressão “à medida que” substituiria correta e adequadamente o conector “embora”.
III. Ao se utilizar o conector “conquanto” em lugar de “embora”, mantém-se o sentido e a estrutura do período.

Quais estão corretas?
mostrar texto associado
Considerando alguns vocábulos retirados do texto, no que tange à acentuação gráfica e à tonicidade, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os vocábulos “décadas”, “físicas” e “básico” são acentuados em virtude da mesma regra.
( ) O vocábulo “socioeconômicas” é um vocábulo composto e proparoxítono, visto que se considera a posição da sílaba tônica do último elemento.
( ) Os vocábulos “educação” e “transformação” recebem o acento gráfico denominado “til”, cuja função é marcar a tonicidade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
mostrar texto associado
Na linha 13, “Além disso” é um operador argumentativo com função de ______________, pois liga enunciados que constituem argumentos para ______________.
Considerando o contexto de ocorrência, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.