Questões de Concurso
Filtrar
1.289.906 Questões de concurso encontradas
Página 82720 de 257.982
Questões por página:
Questões por página:
Mulher de 64 anos é atendida com queixas de disúria e
polaciúria intensa há 3 dias, sem corrimento vaginal ou
prurido vulvar. O exame de urina mostra marcada leucocitúria, sem hematúria, e uma amostra é enviada para urocultura, que está pendente. O histórico é relevante para
hipertensão arterial, doença renal crônica em estágio 4
e diabetes mellitus tipo 2, mas não lembra o nome dos
medicamentos que usa. O tratamento com trimetoprima-
-sulfametoxazol é iniciado. Cerca de 72 horas após, ela
evolui com letargia e fraqueza nos braços e nas pernas.
Glicemia capilar: 172 mg/dL.
Considerando a principal hipótese diagnóstica acerca dessa evolução, a alteração laboratorial mais provável nessa paciente é
Considerando a principal hipótese diagnóstica acerca dessa evolução, a alteração laboratorial mais provável nessa paciente é
Homem de 65 anos, com histórico de transtorno por uso
de álcool, apresenta quadro agudo de 3 dias de evolução
consistindo de febre, tosse produtiva com expectoração
purulenta de cor ferruginosa, hemoptise, dor torácica
e falta de ar. Ao exame físico: observa-se que ele está
febril, confuso e hipotenso. A radiografia de tórax mostra
infiltrados alveolares e cavidades bilaterais. O esfregaço
de expectoração revela bacilos Gram-negativos.
A etiologia mais provável do quadro infeccioso do caso apresentado é
A etiologia mais provável do quadro infeccioso do caso apresentado é
Homem de 65 anos encontra-se internado na UTI devido a
choque séptico de foco pulmonar, em ventilação mecânica
invasiva, sedação com propofol, analgesia com fentanil e
uso de noradrenalina contínua. Durante troca de bomba
de infusão, programou-se equivocadamente a noradrenalina em dose 10 vezes superior à prescrita. A infusão
permaneceu conectada ao paciente por aproximadamente
2 minutos, quando outro profissional identificou o erro.
O paciente apresentou aumento da pressão arterial para
185 × 100 mmHg, sem intercorrências. Após correção da
bomba, evoluiu sem repercussões adicionais.
De acordo com a Classificação Internacional de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde, o evento descrito é classificado como
De acordo com a Classificação Internacional de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde, o evento descrito é classificado como
Mulher de 79 anos encontra-se em internação na UTI
por pancreatite aguda grave. Encontra-se em uso de noradrenalina por meio de cateter venoso central em veia
femoral direita. No 8o
dia de internação, apresenta febre.
Coletadas duas hemoculturas, cujo resultado é presença
de Candida albicans. A conduta deve ser
Homem de 68 anos encontra-se internado em Unidade
de Terapia Intensiva devido a choque séptico de foco
pulmonar. Evoluiu com lesão renal aguda KDIGO 3,
necessitando de noradrenalina 0,25 mcg/kg/min e ventilação mecânica invasiva. Após reposição volêmica inicial,
mantém oligúria persistente há 30 horas, creatinina em
ascensão progressiva e ureia de 118 mg/dL. Gasometria arterial: pH 7,32; bicarbonato 18 mEq/L; potássio
5,1 mEq/L.
Com base nas evidências atuais sobre o momento de início da terapia de substituição renal (TSR) em pacientes críticos com lesão renal aguda, assinale a alternativa correta.
Com base nas evidências atuais sobre o momento de início da terapia de substituição renal (TSR) em pacientes críticos com lesão renal aguda, assinale a alternativa correta.