Questões de Concurso
Filtrar
452.634 Questões de concurso encontradas
Página 167 de 90.527
Questões por página:
Questões por página:
O caso clínico hipotético contextualiza a questão. Leia-o atentamente.
Mulher,56 anos, diabética e dislipidêmica, com dor torácica típica iniciada há três horas. Deu entrada no pronto-socorro de hospital com serviço de hemodinâmica estável hemodinamicamente com presença de supra de 2 mm em V1 e V2 revertido após medidas iniciais. Não houve recorrência da dor ou outras alterações eletrocardiográficas e a paciente se manteve estável.
De acordo com a Diretriz Europeia (ESC) sobre manejo de síndrome coronariana aguda – 2023, qual a classificação de risco dessa paciente e o tempo para realização do cateterismo cardíaco?
A morte súbita causada por arritmias ventriculares é uma das principais causas de morte em pacientes com insuficiência cardíaca, em especial a cardiopatia isquêmica, cardiomiopatia hipertrófica, cardiomiopatia arritmogênica do ventrículo direito, cardiomiopatia chagásica, canalopatias, entre outras. De acordo com a Diretriz Brasileira de Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis – 2023, corresponde à indicação classe I de cardioversor-desfibrilador implantável como prevenção primária:
Existem inúmeras patologias, congênitas ou mais frequentemente adquiridas, que podem afetar a condução atrioventricular e gerar bloqueio atrioventricular. As causas degenerativas são as mais comuns na prática, mas também pode ser causada por isquemia, doença iatrogênica (pós-medicamentos ou pós-procedimentos), infecções (miocardites ou doença de Chagas), entre outras. De acordo com a Diretriz Brasileira de Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis – 2023, trata-se de indicação de marcapasso definitivo no Bloqueio Atrioventricular (BAV) ou bloqueio de ramo alternante:
Os índices de risco habituais para avaliação perioperatória de cirurgias não cardíacas perdem a acurácia ao discriminar classes de risco e subestima eventos em pacientes submetidos a operações vasculares, notadamente cirurgias de aorta abdominal, sendo proposto o VSG Cardiac Risk Index (VSG-CRI). De acordo com as recomendações da Diretriz de Avaliação Cardiovascular Perioperatória da Sociedade Brasileira de Cardiologia – 2024, qual dos critérios relacionados a seguir NÃO está incluído na avaliação de risco de pacientes que serão submetidos a procedimentos vasculares?
Pacientes com valvopatias apresentam maior risco de complicações do perioperatório de cirurgias não cardíacas. De acordo com as recomendações da Diretriz de Avaliação Cardiovascular Perioperatória da Sociedade Brasileira de Cardiologia – 2024, qual das valvopatias relacionadas a seguir deve ser tratada antes de procedimentos não cardíacos de risco intermediário a alto, em pacientes assintomáticos, independentemente dos complicadores?