Filtrar


Questões por página:

Pré-escolar do sexo masculino, com 4 anos de idade, com síndrome nefrótica em tratamento com corticosteroide, apresenta piora do edema e febre há 48 horas com dor abdominal. O paciente apresenta-se em regular estado geral, corado, anictérico, febril e em anasarca. A frequência cardíaca é de 128 batimentos/minuto, e a frequência respiratória é 30 movimentos/minuto. O abdome está globoso, difusamente doloroso à palpação, com fígado a 2,5 cm do rebordo costal. Sinal de descompressão brusca: positivo. Ruídos hidroaéreos difusamente diminuídos. Há edema 3+/4+ em membros e na face.



A hipótese diagnóstica mais provável para o quadro infeccioso atual é

Uma mãe procura a unidade básica de saúde para atualizar as vacinas de seu filho, de 11 meses de idade. Várias vacinas estão atrasadas, e, especificamente em relação à vacina contra o rotavírus, verifica-se que a primeira dose foi administrada quando o bebê tinha 2 meses e 10 dias de vida.



De acordo com as informações sobre o esquema vacinal do rotavírus no PNI, qual é a conduta correta a ser adotada em relação à administração da segunda dose para essa criança?

Adolescente do sexo masculino, com 13 anos de idade, comparece em uma Unidade Básica de Saúde após o diagnóstico de tuberculose em seu pai, que está em tratamento medicamentoso há cerca de 3 semanas. O adolescente não apresenta qualquer sintoma e recebeu a vacina BCG quando nasceu.



Qual é a conduta mais adequada a ser seguida para esse adolescente?

Lactente do sexo feminino, com 14 meses de idade, é atendida em uma Unidade Básica de Saúde com suspeita de pneumonia.



Sendo a taquipneia o sinal isolado mais sensível para a identificação da pneumonia em menores de cinco anos, na idade dessa lactente, segundo o Ministério da Saúde (programa para identificação das infecções respiratórias agudas), o valor de referência da frequência respiratória para se considerar taquipneia é

Lactente do sexo masculino, com 2 meses e 15 dias de idade, em aleitamento materno exclusivo, apresenta história de sangramento intestinal, com fezes mais amolecidas e presença de raias de sangue em algumas fraldas. O bebê tem ganhado cerca de 24 g/dia de peso, e seu estado geral é bom. De modo intermitente, ele também apresenta cólica e choro excessivo.



Em vista desse quadro, qual é a principal hipótese diagnóstica?