Filtrar


Questões por página:
As projeções cartográficas podem ser definidas como um conjunto de técnicas utilizadas para representar a superfície terrestre em um mapa. Diferentes projeções foram desenvolvidas para permitir a representação da esfericidade terrestre em um plano (mapas e cartas), cada uma priorizando determinado aspecto da representação (dimensão, forma etc.). São classificadas a partir de diferentes metodologias, que visam o melhor ajuste da superfície a ser representada. Sua classificação quanto a superfície de projeção são: planas ou azimutal, cônicas, cilíndricas e poli-superficiais. Sobre as projeções cartográficas citadas anteriormente, assinale a alternativa correta:
Segundo Corrêa (2000), a geografia possui alguns conceitos-chaves, capazes de sintetizar a sua objetivação, isto é, o ângulo específico com que a sociedade é analisada, ângulo que confere à geografia a sua identidade e a sua autonomia relativa no âmbito das ciências sociais. Um dos cinco conceitos geográficos é o de território, que é corretamente descrito como:
Fonte: Geografia: conceito e temas,2000.
No ensino de Geografia, as indagações dos professores são diversas no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, em sala de aula, é frequente o desinteresse do aluno pelos conteúdos da disciplina os limitando a cumprir formalmente as obrigações escolares. Esse obstáculo, para Lana Cavalcante, deve ser superado, com estratégia que desperte o interesse cognitivo dos alunos. Logo, é correto afirmar que:

Fonte: Cavalcanti, Lana de Souza. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: Avanços, Caminhos, alternativas.2010.
O projeto político-pedagógico é compreendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola. Sua construção constitui um mecanismo para se contrapor à fragmentação e à rotinização desse trabalho. No processo de sua construção, etapas e marcos são fundamentais para garantir a sua concretização. Nesse sentido, destacam-se o marco referencial, o diagnóstico e a programação. A respeito da “programação”, é correto afirmar que:
Para Luckesi, o ato de avaliar a aprendizagem na escola se expressa como uma investigação da qualidade dos resultados obtidos, portanto, resulta num conhecimento do desempenho do educando individual, assim como de sua turma, coletivamente. No ambiente escolar, a avaliação pode ser dividida em avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Diante do exposto, assinale a alternativa que contém informações corretas sobre a avaliação diagnóstica:
Fonte: Luckesi, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola.