Filtrar


Questões por página:
A ingestão dietética recomendada (RDA) corresponde ao nível de ingestão dietética diária que é suficiente para atender as necessidades de um nutriente de, aproximadamente,97 a 98% dos indivíduos saudáveis de um grupo em determinado estágio de vida e gênero. A RDA é derivada matematicamente a partir da necessidade média estimada (EAR) e do desvio-padrão (DP) da necessidade do nutriente sob a premissa de normalidade da necessidade do nutriente. Assumindo-se que a necessidade de nutriente apresenta distribuição normal, a RDA é obtida a partir da EAR por meio da fórmula
A avaliação nutricional é um processo sistemático, sendo o primeiro passo da assistência nutricional. Sobre esse assunto, julgue as afirmativas a seguir e assinale a afirmativa CORRETA.
As ingestões dietéticas de referência, que se convencionou chamar de DRIs, consideram quatro valores de referência de ingestão de nutrientes. As DRIs podem ser utilizadas para planejar e avaliar dietas, definir rotulagem e planejar programas de orientação nutricional, entre outras ações. Analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
I. A DRI de cada nutriente refere-se à sua ingestão por indivíduos saudáveis, ao longo do tempo. II. Para a determinação de DRI, pode-se considerar o metabolismo nos diferentes estágios da vida. III. A necessidade média estimada EAR corresponde à mediana da distribuição de um dado nutriente. É um valor de ingestão diária de um nutriente que se estima suprir a necessidade de metade dos indivíduos saudáveis de um grupo de mesmo gênero e estágio de vida. IV. A ingestão adequada AI é utilizada quando não há dados suficientes para a determinação do EAR e, consequentemente, da RDA. Pode-se dizer que é um valor estimado, prévio à RDA.
Creatinina é uma substância produzida nos músculos e transportada no sangue. Normalmente, quando o sangue passa no rim, é filtrada e expelida com a urina. A creatinina é fácil de medir, basta fazer uma coleta de sangue e verificar o seu valor. Assim, é um indicador específico da função renal. Analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
I. A creatinina pode estar aumentada na insuficiência renal aguda e crônica. II. A creatinina pode estar aumentada na acidose diabética. III. A creatinina pode estar aumentada na gestação. IV. A creatinina pode estar aumentada em pacientes com hipertireoidismo.
O Índice de Massa Corporal (IMC) é um bom indicador do estado nutricional, principalmente em nível populacional, quando se realiza uma triagem nutricional, sendo diretamente proporcional ao risco de desenvolvimento de doenças crônicas e outras comorbidades associadas ao excesso de peso. Individualmente, apresenta certas limitações, como o fato de não distinguir massa gorda de massa livre de gordura e não determinar a distribuição de gordura corporal. Segundo a classificação do estado nutricional e do risco de comorbidades associadas à obesidade de acordo com o IMC para adultos, atribua (V) Verdadeiro ou (F) Falso para as afirmativas a seguir:
( ) IMC <16 indica desnutrição grave com baixo risco de comorbidades associadas à obesidade. ( ) IMC 16 a 16,99 indica desnutrição moderada com baixo risco de comorbidades associadas à obesidade. ( ) IMC 18,5 a 24,99 indica normal com risco médio de comorbidades associadas à obesidade. ( ) IMC 35 a 39,9 indica Obesidade grau I com risco moderado de comorbidades associadas à obesidade.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA: