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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ressalta que as experiências das crianças em seu contexto familiar, social e cultural, suas memórias, seu pertencimento a um grupo e sua interação são fontes que estimulam sua curiosidade e a formulação de perguntas.
As interações previstas na BNCC correspondem:
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as competências gerais da educação básica se destacam e ressaltam que:

“É imprescindível destacar que as competências gerais da Educação Básica, apresentadas a seguir, inter-relacionamse e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB”.

Sobre as competências gerais da Educação Básica, analise as afirmativas.

I- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;

II- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma acrítica, ética, moral e cívica nas poucas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas;

III- Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.


Assinale a alternativa correta.
O conjunto de documentos nacionais BNCC (2017), Constituição de 1988 e na LDBEN de 1996, evidenciam a importância da família no processo relacional, compondo uma tríade que necessita ter diálogo e respeito como princípios dessa relação. Cada segmento ocupa um lugar singular, mas os diferentes saberes que possuem precisam potencializar as vivências proporcionadas para e com as crianças, as quais se materializam nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. Assinale a alternativa que corresponde a composição da tríade citada nos documentos nacionais que necessita ter diálogo e respeito como princípios dessa relação.
De acordo com o documento "Recontextualização Curricular: a BNCC e os documentos curriculares da Rede Municipal de Educação Infantil”, a brincadeira e as interações sociais são elementos centrais nos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de qual grupo etário?
O documento "Recontextualização Curricular: a BNCC e os documentos curriculares da Rede Municipal de Educação Infantil" realiza uma análise da BNCC (2017) e o conjunto de documentos curriculares da RMEF, e diz que ambos reafirmam que as interações e as brincadeiras são definidas como eixos estruturantes da prática pedagógica da Educação Infantil e apresentam os dois termos como possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
Sobre brincadeiras e as interações assinale V (verdadeira) e F (Falso).
( ) A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo poucas aprendizagens para o desenvolvimento integral das crianças.
( ) Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções.
( ) Para que as brincadeiras atinjam o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, de acordo com a BNCC (2017), é preciso que haja seleção, planejamento, reflexão, organização, mediação, monitoramento das práticas e interações.
( ) Na documentação da Rede Municipal, a brincadeira aparece como eixo estruturante e estruturador do trabalho na Educação Infantil.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.