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Concurso:
Prefeitura de Bragança Paulista - SP
Disciplina:
Pedagogia
Nos termos da Base Nacional Comum Curricular, constitui um objetivo de aprendizagem e desenvolvimento do Campo de Experiências "Escuta, fala, pensamento e imaginação", no trabalho com os bebês (zero a um ano e seis meses).
I. Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
II. Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.).
III. Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.
I. Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
II. Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.).
III. Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.
Concurso:
Prefeitura de Bragança Paulista - SP
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil é o de conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos:
Concurso:
Prefeitura de Bragança Paulista - SP
Disciplina:
Pedagogia
Define a Base Nacional Comum Curricular que no campo de experiências "O eu, o outro e o nós" é esperado que as crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):
Concurso:
IF Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
A BNCC inclui diretrizes e conteúdos que promovem a diversidade e a inclusão nas escolas brasileiras. Sobre os temas e suas orientações na BNCC, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Sobre as competências do Ensino Religioso no Ensino Fundamental, a BNCC aponta que os estudantes precisam conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, e valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.
( ) É opcional que os alunos identifiquem a presença e a sociodiversidade de culturas indígenas, afro-brasileiras, quilombolas, ciganas e dos demais povos e comunidades tradicionais para compreender suas características socioculturais e suas territorialidades.
( ) De forma particular, um planejamento com foco na equidade também exige um claro compromisso de reverter a situação de exclusão histórica que marginaliza grupos como os alunos com deficiência, reconhecendo a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas e de diferenciação curricular, conforme estabelecido na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
( ) Cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, precisamente de forma transversal e integradora. Entre esses temas, destacam-se educação em direitos humanos e educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
( ) Na BNCC, essas temáticas são contempladas em habilidades dos componentes curriculares, cabendo aos sistemas de ensino e escolas, de acordo com suas especificidades, tratá-las de forma contextualizada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Sobre as competências do Ensino Religioso no Ensino Fundamental, a BNCC aponta que os estudantes precisam conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, e valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.
( ) É opcional que os alunos identifiquem a presença e a sociodiversidade de culturas indígenas, afro-brasileiras, quilombolas, ciganas e dos demais povos e comunidades tradicionais para compreender suas características socioculturais e suas territorialidades.
( ) De forma particular, um planejamento com foco na equidade também exige um claro compromisso de reverter a situação de exclusão histórica que marginaliza grupos como os alunos com deficiência, reconhecendo a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas e de diferenciação curricular, conforme estabelecido na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
( ) Cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, precisamente de forma transversal e integradora. Entre esses temas, destacam-se educação em direitos humanos e educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
( ) Na BNCC, essas temáticas são contempladas em habilidades dos componentes curriculares, cabendo aos sistemas de ensino e escolas, de acordo com suas especificidades, tratá-las de forma contextualizada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
IF Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
A BNCC busca promover a inclusão e o respeito à diversidade por meio da inclusão de temas específicos em seu currículo. De acordo com as diretrizes estabelecidas pela BNCC, analise as assertivas abaixo:
I. A BNCC prevê a inclusão de tecnologia e inovação como temas essenciais para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes, com foco na preparação para as transformações tecnológicas e sua aplicação na sociedade.
II. A história militar é um dos temas explicitamente abordados pela BNCC, com o objetivo de promover a compreensão sobre a evolução do Brasil, destacando o papel das instituições militares no seu desenvolvimento.
III. A BNCC estabelece a educação para a diversidade cultural e inclusão como uma competência fundamental, promovendo a valorização da diversidade étnico-racial, de gênero, de orientação sexual e de outras manifestações culturais no ambiente escolar.
IV. A BNCC prioriza a oferta de aulas de reforço intensivo para todos os alunos como uma estratégia central para garantir a aprendizagem de todos os estudantes, independentemente de suas dificuldades individuais.
V. A educação religiosa é tratada pela BNCC como obrigatória no currículo escolar, sendo parte fundamental da formação integral dos alunos, com foco em uma abordagem específica e uniforme sobre crenças religiosas.
Quais estão corretas?
I. A BNCC prevê a inclusão de tecnologia e inovação como temas essenciais para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes, com foco na preparação para as transformações tecnológicas e sua aplicação na sociedade.
II. A história militar é um dos temas explicitamente abordados pela BNCC, com o objetivo de promover a compreensão sobre a evolução do Brasil, destacando o papel das instituições militares no seu desenvolvimento.
III. A BNCC estabelece a educação para a diversidade cultural e inclusão como uma competência fundamental, promovendo a valorização da diversidade étnico-racial, de gênero, de orientação sexual e de outras manifestações culturais no ambiente escolar.
IV. A BNCC prioriza a oferta de aulas de reforço intensivo para todos os alunos como uma estratégia central para garantir a aprendizagem de todos os estudantes, independentemente de suas dificuldades individuais.
V. A educação religiosa é tratada pela BNCC como obrigatória no currículo escolar, sendo parte fundamental da formação integral dos alunos, com foco em uma abordagem específica e uniforme sobre crenças religiosas.
Quais estão corretas?