Questões de Concurso
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I. Na criança, a deficiência física pode gerar a necessidade do uso de muletas ou andador adequados para auxiliarem a execução da marcha. Assim, na Educação Infantil, o educador deve evitar desenvolver atividades que possam estimular a interação social dessas crianças. II. Para um bom trabalho de orientação sexual, é necessário que se estabeleça uma relação de confiança entre alunos e professor. III. De acordo com a Lei nº 9.394/96, a Base Nacional Comum Curricular deve impedir o desenvolvimento de projetos inovadores no ambiente escolar.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Usar diferentes linguagens — verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentidos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo, constitui uma das competências.
Il. Na BNCC, nos quadros que apresentam as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades definidas para cada ano (ou bloco de anos), cada habilidade é identificada por um código alfanumérico. No código EF69EF02, o primeiro par de letras indica a etapa de Ensino Fundamental, o primeiro par de números indica o ano (01 a 09) a que se refere a habilidade, ou, no caso de Língua Portuguesa, Arte e Educação Física, o bloco de anos. Já o segundo par de letras indica o componente curricular, no caso, Educação Física, já o último par de números indica a posição da habilidade na numeração sequencial do ano ou do bloco de anos.
Marque a alternativa CORRETA:
Julgue o item que se segue.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a Base Nacional Comum Curricular estabelece os direitos e objetivos de aprendizagem das crianças, fornecendo orientações às instituições educacionais na formulação do currículo. Nesse contexto, o primeiro passo para a elaboração do currículo da Educação Infantil, que deve assegurar, em sua proposta pedagógica, é o respeito às crianças e a promoção de seu desenvolvimento, conforme a Resolução CNE/CBE nº 05/09.
Julgue o item que se segue.
A base nacional comum curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver, da Educação Infantil ao Ensino Superior, de modo que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação.