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A importância do estudo da história da filosofia envolve compreender o pensamento como um evento histórico que engloba o ser humano e representa estágios culturais da humanidade. O filósofo Friedrich Hegel compreendeu que a filosofia tinha um papel essencial no desenvolvimento do espírito humano.
Indique a opção abaixo que evidencia o pensamento de Hegel na compreensão que compreender a história da filosofia é compreender o próprio ser humano e seu sentido.
Como metáfora, o conceito de tábula rasa foi utilizado por Aristóteles (em oposição a Platão) e difundido principalmente por Alexandre de Afrodísias, para indicar uma condição em que a consciência é desprovida de qualquer conhecimento inato — tal como uma folha em branco, a ser preenchida. Esta ideia continuou a ser desenvolvida pela filosofia da Grécia Antiga; a epistemologia da escola estoica enfatiza que a mente inicia vazia, mas adquire conhecimento à medida que o mundo exterior impressiona.
Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A1bula_rasa
Na modernidade, opondo-se ao racionalismo cartesiano, um novo filósofo negou a possibilidade de termos nascido com esquemas mentais que nos dão informações sobre o mundo. Em vez disso, defendeu a ideia de que o conhecimento é criado através da experiência, com a sucessão de eventos que vivemos, o que deixa um resíduo em nossas memórias.
O ser humano é como uma entidade que existe sem nada em mente, uma tabula rasa em que não há nada escrito.
Indique abaixo o filósofo e a ideia que ele defendia, respectivamente:

Observe a tirinha:

Imagem associada para resolução da questão


A tirinha representa um conceito do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) de fabricação contínua de crenças no processo de socialização, que induzem o indivíduo a se posicionar no espaço social seguindo critérios e padrões do discurso dominante.


A crença aqui seria a ideia que a criança teria que usar de qualquer jeito a cueca, para atender a preceitos induzidos pela sociedade. Tal conceito seria a violência:

Observe as imagens:

Imagem associada para resolução da questão


Imagem 1: Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/bandeirado brasil.htm

Imagem associada para resolução da questão

Imagem 2: Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/conh eca-a-origem-da-bandeira-do-brasil/


A bandeira brasileira, também denominada Pavilhão Nacional, é um dos nossos mais importantes símbolos, juntamente com o Hino Nacional, Brasão Nacional e Selo Nacional; representam a identidade e valores do nosso País.

Percebe-se com a segunda imagem que, mesmo com toda essa importância, há certo desconhecimento dos símbolos nacionais por parte da sociedade brasileira.

Na Bandeira Nacional (imagem 1) há um lema na cor verde, que tem como ideologia e significado respectivamente:


Buscando-se elementos da relação entre pensamento e experiência estética, nos deparamos com a manifestação filosófica do poeta Mallarmé: “a palavra não é a expressão de algo, mas a expressão de sua ausência. A palavra faz desaparecer as coisas e nos impõe o sentimento de uma falta universal e até de sua própria falta”. Considerando os ensinamentos lógicos que o poeta apresenta, analise os seguintes itens:
I. A certeza da verdade imediata das coisas. II. A universalidade é exposta como um terceiro elemento do discurso. III. O discurso apresenta dois elementos: uma proposição e sua contraposição. IV. A máxima “tudo é relativo” encontra um demonstrativo adequado.
Corresponde a ensinamento lógico do poeta o que consta em: