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“Esta comparação pode começar pelo sentido do trânsito na Inglaterra, que segue a mão esquerda; pelos hábitos culinários franceses, onde rãs e escargots (capazes de causar repulsa a muitos povos) são considerados como iguarias, até outros usos e costumes que chamam mais a atenção para as diferenças (...)”.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Editora Zahar [Companhia das Letras],1986, p.14.

Neste fragmento Laraia busca exemplificar que as diferenças de comportamento entre indivíduos devem ser explicadas através das diversidades
Lélia Gonzales afirmava que no Brasil não falamos português, mas “pretuguês”, que seria a língua portuguesa, dos colonizadores, transformada por expressões e adaptações que marcariam a cultura brasileira. Considerar tais expressões e adaptações como erros gramaticais seria, nos termos da autora, uma das formas pelas quais o mito da democracia racial no país procura
“Vai ter indígena com iPhone, sim. Estamos conectados, mas mais do que isso: ampliando vozes e conquistando espaços até então nunca alcançados”.
(GUAJAJARA, Lídia. Vai ter indígena de Iphone, sim. Portal Terra. Opinião. Brasília,12 de mai. de 2022. Disponível em: <https://www.terra.com.br/nos/opiniao/midia-india/opiniao-vai-terindigena-com-iphonesim,1162ac17f37ee2f972f50b9e4ff2b575ron139mt.html>. Acesso em: 25 de jan. de 2023).
Com esta afirmação a comunicadora digital indígena Lídia Guajajara buscou responder a quem questiona a identidade indígena a partir da posse de bens de consumo como celulares, pois esta seria uma visão romantizada sobre o indígena. A partir das questões levantadas por essa fala podemos afirmar que a cultura é

A Antropologia como uma disciplina científica é localizada historicamente no final da segunda metade do século XIX. É nesse momento em que os antropólogos começaram a se preocupar com a sistematicidade das investigações dessa disciplina. Uma das primeiras abordagens com intuito científico foi desenvolvido por Lewis Morgan e que defendia que as sociedades passam pelos seguintes estágios: selvageria, barbárie, civilização. Sobre a teoria de Lewis Morgan, assinale a alternativa incorreta.
Apesar das críticas posteriores, a obra Casa Grande e Senzala, escrita por Gilberto Freyre, marca uma ruptura analítica acerca das interpretações sobre a formação do Brasil. O autor, a partir dessa obra, lança luz para pensar a situação da formação brasileira abordando a importância cultural para se pensar a realidade social. Uma das ideias que reverberaram em suas análises e que teve grande impacto para pensarmos as relações étnico raciais é a questão do “equilíbrio de antagonismos”. Com relação a essa ideia, assinale a alternativa correta.