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“Em um mundo inteiramente globalizado, no qual as identidades tendem a perder suas referências locais, devemos nos perguntar a respeito do lugar onde toma forma a criatividade cultural. Trata-se, em suma, de pensar conjuntamente as três relações duais e problemáticas entre identidade e lugar, cultura e lugar, identidade e cultura”.
AGIER, Michel. Distúrbios identitários em tempos de globalização. Mana, v.7, n.2, p.7-33,2001.
Ao estudar as identidades culturais em um mundo globalizado, o(a) Sociólogo(a) precisa considerar que
“Lembro-me de uma entrevista de um negro em Florianópolis, que dizia em tom exaltado: 'O problema de preconceito no Brasil é que você não tem onde pegar'. É um preconceito alusivo, não explicitamente revelado. Ele aparece da maneira mais surpreendente: o negro chega ao restaurante e fica esperando enquanto o garçom atende a outros; no hotel ouve ''não temos vagas''; as crianças brancas e pretas convivem na escolinha em plena igualdade, até que vem a adolescência e ocorre a demarcação”.
IANNI, Otávio. Octavio Ianni: o preconceito racial no Brasil. Estudos Avançados, vol.18 nº.50 São Paulo: Jan./Apr.2004.
Considerando as reflexões de Otávio Ianni sobre o preconceito racial no Brasil, avalie as seguintes afirmações:
I. O preconceito está disseminado de forma velada na cultura brasileira. As pessoas não nascem preconceituosas, mas aprendem a sê-lo por meio do sistema de reprodução e incorporação de valores socialmente difundidos.
II. Por ser uma estrutura culturalmente internalizada, os preconceitos e as discriminações não são reconhecidos por quem os pratica, o que faz com que seus efeitos sejam minimizados por quem sofre essas discriminações.
III. Pelo fato de, no Brasil, o preconceito ser velado, as práticas discriminatórias nos vários espaços de convivência social são imperceptíveis e não se traduz, em última instância, em fatos verificáveis.
É correto o que se afirma em
Pierre Bourdieu procura compreender o papel da escola enquanto reprodutora das desigualdades sociais. Assinale a alternativa que apresenta a melhor correlação do pensamento de Bourdieu com este assunto.
O francês Claude Lévi-Strauss desenvolveu, a partir do estudo etnológico de grupos indígenas ameríndios, o conceito de uma antropologia estruturalista, baseado na significância das ligações parentais estabelecidas por estes grupos. Assinale a alternativa correta de acordo com Lévi-Strauss.
A ocorrência da II Guerra Mundial trouxe à discussão pública e fomentou estudos acadêmicos acerca da suposição da existência de algum determinante biológico que pudesse corroborar o discurso político que afirmava uma suposta superioridade biológica entre diferentes grupos de seres humanos. Em 1950 a UNESCO divulgou um documento redigido e revisado por cerca de duas dezenas de cientistas, que afirmava, entre outras coisas, que “Os dados científicos de que dispomos atualmente não justificam a conclusão de que diferenças genéticas hereditárias constituam fator essencialmente importante na ocorrência de manifestações culturais e na realização de obras civilizacionais dos diferentes povos ou grupos étnicos. Estes dados nos informam, ao contrário, que a experiência cultural pela qual cada grupo passou é a mais importante condição que explica tais diferenças. Os aspectos que tiveram papel preponderante na evolução do homem são a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade. Esta dupla aptidão é o apanágio de todos os seres humanos. Ela constitui, com efeito, uma característica específica do Homo sapiens.” (Lévi-Strauss, UNESCO,1950)
Com base no entendimento do texto, assinale a alternativa correta.