Filtrar


Questões por página:
Os estudos curriculares no campo da pedagogia analisam as teorias, políticas e práticas que guiam a estruturação e o desenvolvimento de conteúdos educacionais dentro de um sistema de ensino. No campo dos estudos curriculares, a teoria crítica aplicada ao currículo escolar propõe que:
Conforme estabelecido na resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012, o Ensino Médio, que representa a etapa conclusiva da Educação Básica, é concebido como um conjunto integrado, sequencial e articulado. Deve garantir sua função formativa para todos os alunos, sejam adolescentes, jovens ou adultos. Em relação às diferentes formas de oferta e organização, o Ensino Médio:
Visualizar Questão Comentada
O planejamento é mais do que simplesmente preencher formulários burocráticos com conteúdos, objetivos, metodologias, recursos e avaliações. Ele é guiado por um propósito definido e por uma meta específica, exigindo uma compreensão clara de onde se quer chegar e o que se pretende ensinar. O ato de planejar é um conjunto organizado de intenções e ações, que visa a atingir um objetivo determinado. Autores como Turra et al. (1995) e Piletti (1990) oferecem uma perspectiva tradicional, na qual o planejamento é dividido em três níveis distintos: educacional, curricular e de ensino. O planejamento educacional é:
Visualizar Questão Comentada
Este currículo é composto por aspectos do cotidiano escolar que colaboram, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes. Trata-se do currículo:
Visualizar Questão Comentada
Relacione as colunas, conceituando adequadamente as concepções de currículo propostas por Libâneo (2004), e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
(1)Currículo tradicional (2)Currículo racional-tecnológico (3)Currículo escolanovista (4)Currículo construtivista (5)Currículo sociocrítico (6)Currículo integrado ou globalizado
( ) Centrado no aluno e nas experiências de aprendizagem, conectando a escola com a vida e adaptando os alunos ao contexto. O professor é o facilitador da aprendizagem e o conteúdo provém das experiências dos alunos.
( ) Busca a integração de conhecimentos e experiências que facilitem a compreensão crítica e reflexiva da realidade. Ressalta o lado dos conteúdos culturais, o aprender a aprender. Busca a interdisciplinaridade, acentuando a interrelação entre conhecimentos e superando a fragmentação e a falta de diálogo entre áreas do conhecimento.
( ) Está associado à influência de Jean Piaget. Tem como concepção o papel ativo do sujeito no processo de aprendizagem. O currículo deve prever atividades que correspondam ao nível de desenvolvimento intelectual dos alunos, possibilitando a construção pessoal do conhecimento.
( ) É o tipo de currículo mais utilizado na escola. Sua organização do conhecimento é por disciplinas compartimentalizadas. Tem caráter verbalista e ensino transmissivo, centrado no professor e na matéria. O papel do aluno é o de armazenador de informações.
( ) Converge na concepção de ensino como compreensão da realidade para transformá-la, visando à construção de novas relações sociais, de modo a eliminar as desigualdades sociais e econômicas. Metodologicamente, adere à ideia de aprendizagem como construção do sujeito, recusando um currículo formal.
( ) É proposto para a transmissão de conteúdos e desenvolvimento de habilidades a serviço do sistema de produção. É escrito por especialistas e caracteriza-se pela racionalidade técnica e instrumental, apenas para formar o técnico. Prevê habilidades e destrezas a serem dominadas pelos alunos no percurso de formação.