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Assinale a alternativa incorreta referente ao Decreto nº 6.861, de 27 de maio de 2009, em seu art.7º - Cada território etnoeducacional contará com plano de ação para a educação escolar indígena, elaborado por comissão integrada por:
Daquilo que a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece com relação ao calendário escolar indígena (incluído e esclarecido RCNEI,1998), cabe ressaltar que o mesmo não deve:
A construção e o desenvolvimento de programas e cursos específicos para a formação de professores indígenas devem seguir os dispostos na Resolução nº 1, de 7 de janeiro de 2015. Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os sistemas de ensino devem garantir aos professores indígenas a formação em escolas não-indígenas, e quando for o caso, dar-se-á prioridade para os docentes formados em pedagogia.
( ) A formação continuada de professores indígenas dar-se-á por meio de atividades formativas, cursos e programas específicos de atualização, extensão, aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado.
( ) Os sistemas de ensino devem garantir aos professores indígenas a formação inicial em serviço e, quando for o caso, a formação inicial e continuada concomitante com a sua escolarização.
( ) A formação continuada de professores indígenas dar-se-á, exclusivamente, por cursos de pós-graduação em mestrado e doutorado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sobre o ensino de línguas, dentro do currículo das Escolas Indígenas, questões são elevadas à importância, no respeito a dimensão formativa. Sobre este tema, assinale a alternativa incorreta.
Como posto na Resolução CNE/CEB, nº 5, de 22 de junho de 2012, art.3º, constituem objetivos da Educação Indígena proporcionar aos indígenas, suas comunidades e povos:
I. deve-se constituir um espaço para a manutenção da cultura indígena e reconhecimento de sua singularidade; neste sentido, as concepções pedagógicas voltam-se unicamente às memórias de seus povos, sem elevar a importância de sociedades não-indígenas ou as relações interculturais.
II. a recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências.
III. o acesso às informações, conhecimentos técnicos, científicos e culturais da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não-indígenas.
IV. deve se constituir num espaço de construção de relações interétnicas orientadas para a manutenção da pluralidade cultural, pelo reconhecimento de diferentes concepções pedagógicas e pela afirmação dos povos indígenas como sujeitos de direitos.
Assinale a alternativa incorreta.