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A educação escolar indígena no Brasil vem obtendo, desde a década de 70, avanços significativos no que diz respeito à legislação que a regula. Existem hoje leis bastante favoráveis quanto ao reconhecimento da necessidade de uma educação específica, diferenciada e de qualidade para as populações indígenas, na prática, entretanto, há enormes conflitos e contradições a serem superados. (BRASIL,1998, p.11). Diante o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Os professores indígenas vêm afirmando sobre a necessidade de contarem com currículos mais próximos às suas realidades, mais condizentes com as demandas de seus povos.
II. Os professores indígenas vêm afirmando sobre a necessidade de contarem com uma base curricular normativa, seguida em seu rigor tanto por escolas indígenas ou não -indígenas, em todo território nacional.
III. Faz-se fundamental que os sistemas educacionais estaduais e municipais considerem a diversidade cultural e étnica dos povos indígenas do país, para assim viabilizarem alternativas para o funcionamento de suas escolas.
IV. A construção e implementação de propostas curriculares relevantes e culturalmente sensíveis requerem uma análise constante, crítica e informada por parte das pessoas diretamente relacionadas à tarefa docente, ou seja, os professores das escolas indígenas.
Assinale a alternativa correta.
Um professor foi convidado por um jovem indígena do interior da Amazônia a aprender a usar arpão na pescaria. Em um dado momento, o professor pergunta por que ele atirava o arpão não no peixe, mas entre o peixe e a lateral do barco. O jovem respondeu: “Não. Atirei no peixe. Você não viu certo porque às vezes os olhos mentem”. Assinale a alternativa que expressa, em relação ao caso descrito, o que defende Freire (1997) sobre contexto concreto e contexto teórico.

O “Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental” trata da Educação Indígena, com base na legislação superior para a referida modalidade.

A esse respeito, com base no texto do Referencial sobre Educação Indígena, avalie se a escola indígena deve ser:


I. específica e diferenciada.

II. bilíngue/multilíngue.

III. integral.

IV. Intercultural.


Estão corretos os itens

“Um dos maiores desafios para a aplicação da Lei n.º 11.645/2008, que determina o tratamento da temática indígena nas escolas, é a superação de imagens exóticas, folclorizadas, para visões críticas sobre os povos indígenas. A escola é uma das responsáveis pela veiculação de muitas ideias, imagens e informações equivocadas a respeito dos índios no Brasil. Ainda é comum na maioria das escolas que, no dia 19 de abril, em todos os anos virem se repetindo as mesmas práticas: enfeitam as crianças, pintam seus rostos, confeccionam penas de cartolina e as colocam em suas cabeças.” Adaptado de SILVA, Edson. Ensino e sociodiversidades indígenas: possibilidades, desafios e impasses a partir da lei 11.645/2008. Caicó, v.15, n.35, p.21-37, jul./dez.2014. Dossiê Histórias Indígenas.
Para enfrentar este desafio, a lei visa a
“Dar às crianças e adolescentes a oportunidade de aprender sobre os povos indígenas é dar-lhes a oportunidade de conhecer a grande riqueza que reside na diversidade cultural existente no Brasil, riqueza que deve ser valorizada e respeitada. Como fontes de aprendizado que são e pelo lugar que ocupam no sistema educacional brasileiro, os livros didáticos deveriam abordar a temática indígena e a diversidade cultural de modo que os alunos percebessem tal valor.”
GOBBI, Izabel. “O que os livros didáticos dizem sobre os povos indígenas”. In: Educação indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. Florianópolis: Editora da UFSC,2012.
O diagnóstico apresentado acima coincide com aquele que fundamenta a Lei nº 11.645/2008, a qual trata do ensino da história e cultura indígena no ensino fundamental e médio. Assinale a opção que apresenta uma assertiva coerente com a lei.