Filtrar


Questões por página:
Uma célula eletrolítica com eletrodos inertes contém uma solução 0,01M de ácido sulfúrico. Durante 2,5h faz-se passar pela célula uma corrente contínua de 0,386 ampères. A quantidade de gás, em mol, produzida no anodo é de:
Uma corrente elétrica de 19,3A atravessa uma cuba eletrolítica contendo ácido sulfúrico aquoso durante 8 minutos e 20 segundos. O volume liberado, em litros, de gás oxigênio disponibilizado nas condições normais de temperatura e pressão - CNTP é de:
A reação I e II representam reações de oxirredução que ocorrem em pilhas alcalinas.
I.2 MnO2(s) + H2O(ℓ) + 2 e⁻ → Mn2O3(s) + 2 OH⁻(aq)
II. Zn(s) + 2 OH- (aq) → ZnO(s) + H2O(ℓ) + 2 e⁻
As pilhas alcalinas começaram a ser produzidas no Brasil em 1978. A diferença básica entre essa pilha e a de Zn-C é que a primeira emprega célula eletroquímica com materiais ativos de maior grau de pureza. As pilhas alcalinas são mais resistentes a altas temperaturas, oferecem maior segurança contra vazamentos e duram de quatro a dez vezes mais que as Zn-C dependendo do uso. (https://www.scielo.br acesso em 16/04/2023)
Entre as vantagens dessa nova pilha está o fato de não ocorrer a formação de gases durante o processo redox, eliminando-se, portanto, os riscos de explosões. Sabendo-se que o potencial padrão de redução, E°, do zinco e do manganês, nos processos I e II, é -1,25 V e + 0,29 V, respectivamente, calcule a voltagem produzida pela pilha.
Em uma aula experimental sobre eletrólise, um professor ligou três cubas eletrolíticas (I, II e III) em série, como ilustra a figura a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Cada cuba era constituída por um par de eletrodos inertes, continham soluções aquosas de AgNO3, KCl e Na2SO4 de mesma concentração e operaram durante um mesmo período de tempo em iguais condições.
A partir dessas informações, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Na cuba I observa-se formação de gás no cátodo.
( ) Na cuba II o pH da solução aumenta ao longo do processo. ( ) Na cuba III um depósito sólido é formado no ânodo.
As afirmativas são, respectivamente,
Entre os diversos óxidos de nitrogênio, o mais comum é o óxido nítrico (NO), um gás incolor, levemente tóxico, que pode ser preparado em laboratório pela redução do ácido nítrico diluído, usando-se cobre como agente redutor. A equação não balanceada do processo é apresentada a seguir.
Cu(s) + NO3(aq) + H+ (aq) Cu+2(aq) + NO(g) + H2O(l)
A soma dos menores inteiros que balanceiam corretamente a equação descrita é igual a