Filtrar


Questões por página:
“As artes, frequentemente associadas ao trabalho manual, foram também associadas à condição de escravos". Não é de se admirar, portanto, que uma arte como a dança, que trabalha direta e primordialmente com o corpo, tenha sido durante séculos ‘presa nos porões e escondida nas senzalas’: foi banida do convívio de outras disciplinas na escola, ou então atrelada ao tronco e chicoteada, até que alguma alma boa pudesse convencer ‘o feitor’ de sua ‘inocência’”. (MARQUES,1997, p.21)

Leia as assertivas abaixo sobre o papel da dança na escola:
I- Os trabalhos com dança devem seguir somente o propósito de trabalhar a coordenação motora e ter experiências concretas nas outras áreas do conhecimento.
II- Os processos de criação em dança acabam não se encaixando nos modelos tradicionais de educação que ainda são predominantes em nossas escolas que permanecem advogando por um ensino “garantido” (sabemos onde vamos chegar), conhecido (já temos experiências de muitos anos na área), determinado e pré-planejado (não haverá surpresas).
III- O papel da dança na escola é para relaxar, para soltar as emoções, expressar-se espontaneamente, conter a agressividade ou acalmar os(as) alunos(as). Ou seja, a dança torna-se um ótimo recurso para se esquecer dos problemas e prevenir contra o stress.
IV- A escola pode, sim, dar parâmetros para sistematização e apropriação crítica, consciente e transformadora dos conteúdos específicos da dança e, portanto, da sociedade. A escola teria, assim, o papel não de reproduzir, mas de instrumentalizar e de construir conhecimento em/através da dança com seus alunos(as), pois ela é forma de conhecimento, elemento essencial para a educação do ser social.

Está(ão) CORRETO(S):
O Drama como método de ensino é uma abordagem teatral de criação coletiva que constitui um “processo contínuo de exploração de formas e conteúdos relacionados com um determinado foco de investigação. […] Como processo, o drama articula uma série de episódios, os quais são construídos e definidos com base em convenções teatrais criadas para possibilitar seu sequenciamento e aprofundamento.” (CABRAL,2006, p.12)

O Drama como método de ensino pode ser pensado como um grande faz-de-conta, que possui características e regras inventadas pelos seus participantes. Leia as assertivas sobre os elementos do Drama como método de ensino:
I- O drama apesar de ser uma atividade coletiva, não é indicado para o trabalho com crianças, por tratar com temas realistas e duros e ter um trabalho intenso com o corpo dos participantes, muitas vezes levando à exaustão física e mental.
II- O drama possui algumas características próprias como contexto e circunstância de ficção, processo em desenvolvimento através de episódios, um pré-texto que dá início e contexto e a mediação de um professor personagem.
III- Algumas características do drama são a reflexão introspectiva, possibilitando que a consciência reflita sobre si; a ação, quando o indivíduo atua efetivamente, transformando o presente; e a reflexão, que lhe permite analisar os fatos e circunstâncias.
IV- O drama constitui uma tarefa coletiva e possui um mediador, que é chamado de professor-personagem. Todos fazem parte da dinâmica e da criação coletiva, cada um exercendo seu papel dentro daquele universo.

Está(ão) CORRETO(S):
Observe a imagem abaixo:

Imagem associada para resolução da questão


Fonte: internet

A imagem acima é da igreja Nossa Senhora do Carmo em Recife, Pernambuco. Assinale que período da história da Arte no Brasil esta arquitetura representa:
“Não há nenhuma novidade em afirmar que, no século vinte, os bens tradicionais da cultura foram incorporados à sociedade de consumo. Nunca se editaram tantas reproduções fielmente coloridas de obras do campo das artes plásticas, nem jamais, e em tamanhas tiragens, tantos discos, fitas e CDs de música. Exposições de pintura ou escultura de grandes artistas peregrinam pelo mundo e, alardeadas até com o espalhafato da mídia, tornam-se eventos de visitação massiva, enquanto cantores líricos, antes engaiolados em teatros, arrastam multidões para estádios de futebol. A arte dita superior está transbordando, enfim, dos seus nichos de origem e ganha as ruas das cidades, as ondas eletromagnéticas e as infovias eletrônicas, pois as coleções dos museus invadiram até a internet.” (COSTELLA,1997, p.7)
Leia as assertivas a seguir em relação à construção social da arte e a apreciação estética e preencha as lacunas com V para verdadeiro ou F para falso:
( ) Cada obra de arte tem seu significado único e imutável. Não existe subjetividade na apreciação pelo espectador, para compreender uma obra precisamos saber o significado que o autor imprimiu na obra.
( ) Museus, entendidos como locais abertos ao público em geral, são um costume muito antigo na história do homem. O tão famoso Louvre, por exemplo, foi inaugurado como reflexo da Revolução Francesa, em 1973, antes e até então, ele era o palácio do rei e, como tal, acessível apenas à nobreza.
( ) As artes visuais, a literatura e a música chamadas eruditas eram cultivadas usualmente por um grupo restrito de eleitos, ficando quase todo o povo a elas alheio. A arte, denominada grande arte, não saía do palácio nobre.
( ) A massificação das reproduções de obra artística são a principal responsável por tirar o valor e beleza das obras, tornando-as meramente comuns. As artes não pertencem ao povo geral, mas apenas àqueles que têm capacidade de compreendê-la.

Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
“Por muito tempo esquecido ou considerado quantitativamente negligenciável, o espectador é, no momento, o objeto de estudo favorito da ________ ou da ________ da recepção. Falta, todavia, uma perspectiva homogênea que possa integrar as diversas abordagens do espectador: sociologia, ________, psicologia, semiologia, antropologia, etc. Não é fácil apreender todas as implicações pelo fato de que não se poderia separar o espectador, enquanto indivíduo, do público, enquanto agente ________. No espectador-indivíduo passam os códigos ideológicos e psicológicos de vários grupos, ao passo que a sala forma por vezes urna entidade, um corpo que reage em bloco.” (PAVIS,2008, p.140)

Preencha as lacunas e assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA: