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Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
Questão Anulada
O Drama como método de ensino é uma abordagem teatral de criação coletiva que constitui um “processo contínuo de exploração de formas e conteúdos relacionados com um determinado foco de investigação. […] Como processo, o drama articula uma série de episódios, os quais são construídos e definidos com base em convenções teatrais criadas para possibilitar seu sequenciamento e aprofundamento.” (CABRAL,2006, p.12)
O Drama como método de ensino pode ser pensado como um grande faz-de-conta, que possui características e regras inventadas pelos seus participantes. Leia as assertivas sobre os elementos do Drama como método de ensino:
I- O drama apesar de ser uma atividade coletiva, não é indicado para o trabalho com crianças, por tratar com temas realistas e duros e ter um trabalho intenso com o corpo dos participantes, muitas vezes levando à exaustão física e mental.
II- O drama possui algumas características próprias como contexto e circunstância de ficção, processo em desenvolvimento através de episódios, um pré-texto que dá início e contexto e a mediação de um professor personagem.
III- Algumas características do drama são a reflexão introspectiva, possibilitando que a consciência reflita sobre si; a ação, quando o indivíduo atua efetivamente, transformando o presente; e a reflexão, que lhe permite analisar os fatos e circunstâncias.
IV- O drama constitui uma tarefa coletiva e possui um mediador, que é chamado de professor-personagem. Todos fazem parte da dinâmica e da criação coletiva, cada um exercendo seu papel dentro daquele universo.
Está(ão) CORRETO(S):
O Drama como método de ensino pode ser pensado como um grande faz-de-conta, que possui características e regras inventadas pelos seus participantes. Leia as assertivas sobre os elementos do Drama como método de ensino:
I- O drama apesar de ser uma atividade coletiva, não é indicado para o trabalho com crianças, por tratar com temas realistas e duros e ter um trabalho intenso com o corpo dos participantes, muitas vezes levando à exaustão física e mental.
II- O drama possui algumas características próprias como contexto e circunstância de ficção, processo em desenvolvimento através de episódios, um pré-texto que dá início e contexto e a mediação de um professor personagem.
III- Algumas características do drama são a reflexão introspectiva, possibilitando que a consciência reflita sobre si; a ação, quando o indivíduo atua efetivamente, transformando o presente; e a reflexão, que lhe permite analisar os fatos e circunstâncias.
IV- O drama constitui uma tarefa coletiva e possui um mediador, que é chamado de professor-personagem. Todos fazem parte da dinâmica e da criação coletiva, cada um exercendo seu papel dentro daquele universo.
Está(ão) CORRETO(S):
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
Observe a imagem abaixo:

Fonte: internet
A imagem acima é da igreja Nossa Senhora do Carmo em Recife, Pernambuco. Assinale que período da história da Arte no Brasil esta arquitetura representa:

Fonte: internet
A imagem acima é da igreja Nossa Senhora do Carmo em Recife, Pernambuco. Assinale que período da história da Arte no Brasil esta arquitetura representa:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
“Não há nenhuma novidade em afirmar que, no século vinte, os bens tradicionais da cultura foram incorporados à sociedade de consumo. Nunca se editaram tantas reproduções fielmente coloridas de obras do campo das artes plásticas, nem jamais, e em tamanhas tiragens, tantos discos, fitas e CDs de música. Exposições de pintura ou escultura de grandes artistas peregrinam pelo mundo e, alardeadas até com o espalhafato da mídia, tornam-se eventos de visitação massiva, enquanto cantores líricos, antes engaiolados em teatros, arrastam multidões para estádios de futebol. A arte dita superior está transbordando, enfim, dos seus nichos de origem e ganha as ruas das cidades, as ondas eletromagnéticas e as infovias eletrônicas, pois as coleções dos museus invadiram até a internet.” (COSTELLA,1997, p.7)
Leia as assertivas a seguir em relação à construção social da arte e a apreciação estética e preencha as lacunas com V para verdadeiro ou F para falso:
( ) Cada obra de arte tem seu significado único e imutável. Não existe subjetividade na apreciação pelo espectador, para compreender uma obra precisamos saber o significado que o autor imprimiu na obra.
( ) Museus, entendidos como locais abertos ao público em geral, são um costume muito antigo na história do homem. O tão famoso Louvre, por exemplo, foi inaugurado como reflexo da Revolução Francesa, em 1973, antes e até então, ele era o palácio do rei e, como tal, acessível apenas à nobreza.
( ) As artes visuais, a literatura e a música chamadas eruditas eram cultivadas usualmente por um grupo restrito de eleitos, ficando quase todo o povo a elas alheio. A arte, denominada grande arte, não saía do palácio nobre.
( ) A massificação das reproduções de obra artística são a principal responsável por tirar o valor e beleza das obras, tornando-as meramente comuns. As artes não pertencem ao povo geral, mas apenas àqueles que têm capacidade de compreendê-la.
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
Leia as assertivas a seguir em relação à construção social da arte e a apreciação estética e preencha as lacunas com V para verdadeiro ou F para falso:
( ) Cada obra de arte tem seu significado único e imutável. Não existe subjetividade na apreciação pelo espectador, para compreender uma obra precisamos saber o significado que o autor imprimiu na obra.
( ) Museus, entendidos como locais abertos ao público em geral, são um costume muito antigo na história do homem. O tão famoso Louvre, por exemplo, foi inaugurado como reflexo da Revolução Francesa, em 1973, antes e até então, ele era o palácio do rei e, como tal, acessível apenas à nobreza.
( ) As artes visuais, a literatura e a música chamadas eruditas eram cultivadas usualmente por um grupo restrito de eleitos, ficando quase todo o povo a elas alheio. A arte, denominada grande arte, não saía do palácio nobre.
( ) A massificação das reproduções de obra artística são a principal responsável por tirar o valor e beleza das obras, tornando-as meramente comuns. As artes não pertencem ao povo geral, mas apenas àqueles que têm capacidade de compreendê-la.
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
“Por muito tempo esquecido ou considerado quantitativamente negligenciável, o espectador é, no momento, o objeto de estudo favorito da ________ ou da ________ da recepção. Falta, todavia, uma perspectiva homogênea que possa integrar as diversas abordagens do espectador: sociologia, ________, psicologia, semiologia, antropologia, etc. Não é fácil apreender todas as implicações pelo fato de que não se poderia separar o espectador, enquanto indivíduo, do público, enquanto agente ________. No espectador-indivíduo passam os códigos ideológicos e psicológicos de vários grupos, ao passo que a sala forma por vezes urna entidade, um corpo que reage em bloco.” (PAVIS,2008, p.140)
Preencha as lacunas e assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
Preencha as lacunas e assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
“Artistas populares compõem um conjunto variado e diversificado de manifestações fincadas na alma brasileira. Fibras, penas, madeira, tintas, cerâmica, tecido, metais, conchas, pedras e uma infinidade de materiais servem ao imaginário popular.” (GARCEZ, 2006, p.143).
Faça a relação entre os artistas populares brasileiros e sua forma de arte:
1- Xilogravura.
2- Escultura em madeira.
I- GTO (Geraldo Teles de Oliveira).
II- J. Borges.
III- Arthur Pereira.
Faça a relação entre os artistas populares brasileiros e sua forma de arte:
1- Xilogravura.
2- Escultura em madeira.
I- GTO (Geraldo Teles de Oliveira).
II- J. Borges.
III- Arthur Pereira.