Filtrar


Questões por página:
Analise as seguintes assertivas com base na Portaria nº 2.436/2017, que aprovou a Política Nacional de Atenção Básica:

I. A gestão municipal deve articular e criar condições para que a referência aos serviços especializados ambulatoriais sejam realizados preferencialmente pela Atenção Básica, sendo de sua responsabilidade, entre outras, estabelecer relação com os especialistas que cuidam das pessoas do território.
II. O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) constitui uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, atuando de maneira integrada para dar suporte (clínico, sanitário e pedagógico) aos profissionais das equipes de Saúde da Família e de Atenção Básica.
III. Na abordagem da promoção da saúde na Atenção Básica, são temas de relevância geral na população brasileira, entre outros, a promoção do desenvolvimento sustentável, a alimentação adequada e saudável e a promoção da cultura de paz e de direitos humanos.

Quais estão corretas?
De acordo com a Lei nº 8.080/1990, em seu âmbito administrativo, a elaboração e atualização periódica do plano de saúde e a elaboração da proposta orçamentária do Sistema Único de Saúde (SUS), em conformidade com o plano de saúde, são:
De acordo com a Portaria de Consolidação nº 1/2017 do Ministério da Saúde, as atualizações da Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde (RENASES) ocorrerão por inclusão, exclusão e alteração de ações e serviços, de forma contínua e oportuna, e os estados e municípios deverão submeter à _______ os pedidos de incorporação e alteração de tecnologias em saúde, para complementar a RENASES no âmbito estadual ou municipal.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
No Sistema Único de Saúde (SUS), foram estipulados procedimentos e instrumentos operacionais, com o objetivo de expandir e aperfeiçoar as condições de gestão, buscando-se efetivar o comando único do SUS nas três instâncias governamentais. Assim, foram criados o Fator de Apoio ao Estado (FAE), o Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) e a Comissão Intergestores Tripartite e Bipartite. Essas instâncias foram criadas especificamente pela Norma Operacional
De acordo com as diretrizes da Constituição Federal do Brasil e os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), o atendimento integral refere-se