Filtrar


Questões por página:
Com base na legislação do SUS (Sistema Único de Saúde) é permitida a participação direta ou indireta, inclusive controle, de empresas ou de capital estrangeiro na assistência à saúde nos seguintes casos, exceto:
As ações/serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no Artigo 198 da Constituição Federal, e obedecem, ainda, a princípios previstos na Lei N.º 8080/1990. A figura a seguir representa a ideia de que as pessoas devem ser vistas como sujeitos na singularidade de sua história de vida, nas condições socioculturais, nos anseios e nas expectativas. A abordagem dos indivíduos deve acolher as diversas dimensões do sofrimento (físico, espiritual e psicossocial) e preservar a qualidade de vida.

Imagem associada para resolução da questão
Avalie as alternativas a seguir e marque a palavra que se refere a um princípio que representa a figura e o texto apresentado no enunciado da questão.
Ainda sobre notificação, marque a alternativa que contém doenças, agravos ou eventos de saúde pública APENAS de notificação compulsória imediata.
Com base na Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, assinale a alternativa correta.
De acordo com a Lei nº 8.080, de setembro de 1990, em relação aos objetivos e atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, não necessitando de realização integrada das ações assistências e das atividades preventivas. ( ) A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde. ( ) Execução de ações de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e de saúde do trabalhador, vigilância nutricional e orientação alimentar. ( ) A colaboração na proteção do meio ambiente, excluindo o ambiente de trabalho. ( ) Assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica. ( ) Ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde.