Filtrar


Questões por página:
A educação especial já passou por várias trajetórias. Em uma delas a pessoa com deficiência seria responsável pela sua inserção na sociedade, ou seja, a pessoa com deficiência deve buscar os meios necessários par participar das instituições sociais.
Essa trajetória recebe o nome de:
O modo de pensar resulta da sociedade hierarquizada, que separa o trabalho humano em atividades intelectuais e manuais, valorizando as primeiras em detrimento das últimas. Nas tribos não existe ainda a separação entre o pensar e o agir. O contato do homem com a natureza, com outros homens e consigo mesmo é intermediado pelos símbolos, isto é, signos – arbitrários e convencionais –, por meio dos quais o homem representa o mundo. O conjunto de símbolos elaborados por um povo em determinado tempo e lugar recebe o nome de:
A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Este artigo pertence à:
Na Constituição Federal de 1988 há um capítulo sobre Educação, Cultura e Desporto. O art.205 deste capítulo dispõe que: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” O fato novo deste artigo da Constituição se refere a:
A arte exige inspiração, isto é, a centralização de energia para que intelecto e afetivo interajam, no que se chama de “momento da criação”. Com as crianças pré-escolares, esta situação motivadora poderá ocorrer de variadas formas, entre elas a exploração prévia de situações reais ou imaginárias, narrativas literárias, peças musicais, pesquisa de materiais artísticos e através da exploração perceptiva e motora de um determinado recurso, como jornal, tinta, giz, caixa de ovos etc. É da responsabilidade do professor explorar sensorialmente os recursos para a criação artística, pois assim estará preparando o sujeito para a: