Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Diversas substâncias orgânicas são facilmente inflamáveis, podendo ser causadoras de incêndio. Ao queimarem, tais substâncias liberam grande quantidade de energia.
A tabela a seguir contém algumas dessas substâncias e suas respectivas entalpias de combustão (ΔHc0):

Substância Fórmula ΔHc 0 (kJ.mol-1 )
Metano CH4 –890
Butano C4H10 –2878
Octano C8H18 –5471
Metanol CH3OH –726
Etanol C2H5OH –1368


A substância que libera a maior quantidade de energia por grama de combustível é o
mostrar texto associado
Observe o gráfico a seguir, que apresenta a variação de entalpia (ΔH) para algumas reações de combustão:

Imagem associada para resolução da questão


A partir dos dados apresentados, analise as afirmações:
I. Os valores de ΔH1 e ΔH2 indicam processos exotérmicos.
II. A energia envolvida na combustão parcial de 1 mol de metano é 890 kJ.
III. A combustão de 5 mols de monóxido de carbono (CO) libera 1415 kJ.

Está correto apenas o que se afirma em
A reação de decomposição da amônia (NH3) pode produzir hidrazina (N2H4) e gás hidrogênio (H2), conforme a equação química que se segue.
Imagem associada para resolução da questão

Essa reação ocorreu a partir de 0,07 m3 de uma mistura gasosa que possui 70% em massa de amônia e cuja densidade é 0,9 g/L. A eficiência do processo foi de 65% e foram observadas as seguintes reações químicas e respectivas variações de entalpia (∆Hn, em que n = 1 ou 2):
Imagem associada para resolução da questão

Nessa situação hipotética, considerando-se que Imagem associada para resolução da questão sejam as massas molares da hidrazina e da amônia, respectivamente, a variação de entalpia envolvida na quebra da amônia, caso o rendimento da reação tivesse sido de 100%, seria
O ferro metálico, amplamente utilizado na indústria, pode ser obtido a partir da redução do óxido ferroso (FeO) pelo monóxido de carbono (CO), de acordo com a equação abaixo, cuja variação de entalpia é desconhecida.
Imagem associada para resolução da questão

Caso essa reação seja realizada em etapas, as reações de cada etapa serão as seguintes, em que ∆Hn (n = 1,2 ou 3) representa a variação de entalpia da n-ésima etapa:
Imagem associada para resolução da questão

A partir da Lei de Hess, é possível calcular a variação de entalpia envolvida na primeira reação.
Nessa situação, considerando-se que MFe = 56 g/mol seja a massa molar do ferro, é correto concluir que a variação de entalpia envolvida na formação de 140 g de ferro metálico por meio da redução do óxido ferroso pelo monóxido de carbono é
Os processos físico-químicos são comumente utilizados na indústria química, farmacêutica e metalúrgica, bem como na mineração e na indústria solar. Dessa forma, tem-se que o processo físico-químico é todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias. Entalpia ou conteúdo de calor é a energia armazenada nas substâncias (reagentes ou produtos). Portanto, o calor trocado à pressão constante durante o processo é dado por: Q = H –H0→ Q = ∆H, sendo ∆H a variação de entalpia durante o processo. Como a maioria das reações acontece em recipientes abertos (pressão constante), a tendência é raciocinar em termos de ∆H. É possível afirmar que em uma reação exotérmica: