Filtrar


Questões por página:
As Leis da Termodinâmica explicam as variações de energia e a tendência de ocorrência dos processos de modo espontâneo, sendo essenciais para a compreensão da Química. Considerando, por exemplo, um processo que é exotérmico, em relação à espontaneidade, à variação de entropia (ΔS) e à temperatura, pode-se afirmar que:
Os valores de E° para os pares (piruvato/lactato) e (NAD+/NADH) em pH 7 e 25°C são -0,19 V e - 0,32 V, respectivamente. Na redução enzimática do piruvato a lactato (2 elétrons por molécula) por NADH (2 elétrons por molécula), então, o valor de ΔE° para a reação e o ΔG° em pH 7, por mol de piruvato reduzido, são respectivamente: (Dado: F= 96500 C/Mol) A reação pode ser escrita como: Piruvato + NADH ⇔ lactato + NAD+
O dióxido de nitrogênio e o óxido nítrico são poluentes primários considerados relevantes no que diz respeito à poluição atmosférica. Juntos, esses dois compostos são considerados as moléculas mais importantes da química da atmosfera. Alguns autores também incluem nessa lista o N2O que, apesar de não ser importante enquanto poluente da troposfera, acaba por exercer grande influência na estratosfera, no que diz respeito ao desequilíbrio do efeito estufa. As reações a seguir apresentam as reações de combustão de alguns óxidos de nitrogênio.2NO(g) + O2 (g) 2NO2 (g) H1 2N2O(g) + 3O2 (g) 4NO2 (g) H2

Muitas reações envolvem o ganho ou a perda de energia e são chamadas de reações endotérmicas ou exotérmicas. Para o estudo quantitativo desta variação de energia utilizamos ΔH, que é igual à quantidade de calor trocado à pressão constante. Nesse estudo, foram formuladas três leis conhecidas como Leis da Termodinâmica; analise-as.


I. O valor de ΔH é diretamente proporcional à quantidade de reagente ou produto, desde que não haja reagente limitante.

II. O ΔH para uma reação é igual em módulo, mas de sinal contrário ao ΔH da reação inversa, ou seja, a quantidade de calor liberado e a de calor recebido são iguais.

III. O valor de ΔH para uma reação é o mesmo, seja a reação direta ou em etapas.


Corresponde(m) às Leis da Termodinâmica apenas

Para um certo líquido, o ponto normal de ebulição é 400 K. O calor de vaporização pode ser calculado pela equação: ΔH = 13500 -10 T (cal mol-1). Admitindo que seu vapor se comporte como gás ideal e que o volume do líquido seja desprezível quando comparado com o do vapor, os valores aproximados de q, w, ΔU, ΔH, ΔS e ΔG, para o processo de vaporização de 1 mol de benzeno a 400 K são:
Dado: 1 cal = ~4,187 J