Filtrar


Questões por página:

O gás propano, um dos componentes do gás de cozinha, pode ser preparado pela reação entre carvão — C(s) — e hidrogênio gasoso — H2(g).


C3H8(g) + 5 O2(g) → 3 CO2(g) + 4 H2O(l) ΔH° = −2.220 kJ

C(s) + O2(g) → CO2(g) ΔH° = −394 kJ

H2(g) + ½ O2(g) → H2O(l) ΔH° = −286 kJ


Com base nos calores de formação fornecidos, e sabendo-se que M(H) = 1 g/mol, M(C) = 12 g/mol e M(O) = 16 g/mol, é correto concluir que o módulo da variação de entalpia (ΔH1g) obtida na preparação de 1 g de propano pelo processo citado, nas condições padrão, é tal que

Ao utilizar um calorímetro, podemos analisar a variação de calor ocorrida em uma reação química, ou seja, a variação de entalpia. Sabe-se que se reagirmos 0,04 mol de gás hidrogênio com 0,04 mol de gás cloro, teremos a formação de 0,08 mol de ácido clorídrico com liberação de 1.760 cal. Assinale a alternativa da entalpia de formação, em kcal/mol, do ácido clorídrico em condições padrão.
Um cientista colocou em uma câmara de reação de calorímetro uma mistura de gás hidrogênio e gás oxigênio, em que a partir de uma faísca houve a reação entre os gases. Nesta câmara, inicialmente, havia 500 g de água a uma temperatura de 20°C e, ao final da reação, a temperatura medida era de 23°C. Assinale a alternativa que corresponde, em kcal, ao calor de reação desta reação.
Questão Anulada

A partir das equações termodinâmicas a seguir, determine o calor padrão de formação do óxido de cobre sólido e assinale a alternativa que contém seu valor CORRETO.

2 Cu(s) + S(s) ? Cu2S(s) → Hº = - 79,5 kJ

S(s) + O2(g) Δ SO2(g) → Hº = - 297,0 kJ

Cu2S(s) + 2 O2(g) Δ 2 CuO(s) + SO2(g) → Hº = - 527,5 Kj

Os vapores liberados pelo material combustível sólido ou líquido entram em ignição quando em contato com uma fonte externa de calor, porém ao retirá-la, as chamas não se mantêm. A menor temperatura em que esse fenômeno ocorre é conhecida como: