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Piaget (1896-1980) e Vygotsky (1896-1934) foram dois pesquisadores interessados pelo ensino. Ambos contribuíram em pesquisas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, criando teorias que marcaram o mundo do ensino desde esses momentos até a atualidade. Piaget e Vygotsky nos chamam a atenção para a utilização de metodologista de estudo qualitativas na educação. Os dois refutam qualquer explicação de desenvolvimento como mero acúmulo quantitativo de aquisições.
(Disponível em https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/39183/1/2013_eve_sesgon%C3%A7alves.pdf. Adaptado.)


Considerando o exposto, trata-se de uma implicação pedagógica segundo Piaget:
As teorias de aprendizagem são fundamentais para compreender como as pessoas adquirem conhecimento e desenvolvem habilidades. No entanto, tais teorias podem variar em suas bases empíricas, metodológicas e epistemológicas. Lev Semionovitch Vygotsky, principal representante da chamada Psicologia Histórico-Cultural, enfrentou o desafio de construir uma nova psicologia e deste embasamento científico também à pedagogia, a partir de sua nova concepção de homem como forma de aportar as relações sociais à educação, à mediação com a cultura, um caráter diligente do processo de desenvolvimento de todos os indivíduos em sociedade. No desenvolvimento de sua teoria, Vygotsky:

I. Buscou superar as vertentes subjetivistas e objetivistas, a dicotomia entre mente-corpo, visões que, no geral, desconsideram as relações sociais e a história das transformações socioculturais.

II. Utilizou-se do método materialista histórico e dialético como forma de compreender os elementos que historicamente influenciaram a consolidação da psicologia enquanto ciência da vida concreta dos indivíduos, mediante o resgate da história do desenvolvimento pessoal e da relação desta com a história social dos homens.

III. Entende que os processos psicológicos devem ser compreendidos em sua totalidade e em movimento, em uma visão dialética do processo integral do comportamento, que se dá a partir de processos biológicos vinculados ao fato de que o homem é um ser social e histórico que realiza ações sobre a natureza, com o intuito de constituir-se numa forma de ser e de agir e suprir as necessidades colocadas pelo meio em que vive.

Está correto o que se afirma em
Qual dos autores abaixo defende a premissa de que a zona de desenvolvimento iminente é a distância entre o nível do desenvolvimento atual da criança, que é definido com ajuda de questões que a criança resolve sozinha, e o nível do desenvolvimento possível da criança, que é definido com a ajuda de problemas que a criança resolve sob a orientação dos adultos e em colaboração com companheiros mais inteligentes?
Segundo Vygotsky, a construção do pensamento é um processo cultural. Sobre as ideias do autor, é correto o que se afirma em:
“Para Vygotsky, o processo de aprendizagem deve ser olhado por uma ótica prospectiva, ou seja, não se deve focalizar o que a criança aprendeu, mas, sim, o que ela está aprendendo. Em nossas práticas pedagógicas, sempre procuramos prever em que tal ou qual aprendizado poderá ser útil àquela criança, não somente no momento em que é ministrado, mas para além dele. É um processo de transformação constante na trajetória das crianças. As implicações desta relação entre ensino e aprendizagem para o ensino escolar estão no fato de que este ensino deve se concentrar no que a criança está aprendendo, e não no que já aprendeu.” (Creche Fiocruz,2004.) Esta hipótese firma-se no conceito criado por Vygotsky conhecida por zona de desenvolvimento