Filtrar


Questões por página:
Vygotsky (2001) afirma que a interação entre aprendizado e desenvolvimento é estudada por diversos autores em uma infinidade de teorias. Contudo, o autor tem sua própria hipótese, na qual pressupõe-se que:
Para Vygotsky (1999), em relação ao desenvolvimento infantil, “Como no caso da memória e da atenção, a inclusão de signos na percepção temporal não leva a um simples alongamento da operação no tempo; mais do que isso, cria as condições para o desenvolvimento de um sistema único que inclui elementos efetivos do passado, presente e futuro. Esse sistema psicológico emergente na criança engloba, agora, duas novas funções”:
De acordo com Taille (1992), a linguagem, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem, para Vygostsky, duas funções básicas, sendo elas:
Meira (2012) discorre sobre o fato de que “o social não apenas ‘interage’ com o biológico, ele é capaz de criar novos sistemas funcionais que engendram novas formas superiores de atividade consciente”. Citando Vygotsky, a autora aponta que é preciso compreender o desenvolvimento humano como
De acordo com Bacich e Moran (2018), oportunizar aos estudantes o contato com problemas mais complexos, mas cuja resolução se dê colaborativamente, é fundamental no processo de aprendizagem, e a metodologia em uma perspectiva híbrida é um dos caminhos para tal. A ideia apresentada remete aos estudos de Vygotsky referentes ao conceito de: