Filtrar


Questões por página:
Yves LA TAILLE, Marta K. de OLIVEIRA e Heloysa DANTAS, na obra Teorias psicogenéticas em discussão (1992), analisam, respectivamente, a teoria de Jean Piaget, a de Lev S. Vygotsky e a de Henri Wallon. Na primeira parte, focalizam os fatores biológicos e sociais e, na segunda, a afetividade e a cognição. Do ponto de vista dos processos educativos que buscam favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem dos indivíduos, a leitura dessas análises e argumentações de LA TAILLE, OLIVEIRA e DANTAS permite “defender” a intersubjetividade, a interação adulto/criança e criança/ criança, como elemento privilegiado na organização e condução dos processos educativos escolares, com apoio nos postulados de
O século XX trouxe, aos que se dedicam à educação escolar, contribuições teóricas importantes para a compreensão dos processos de desenvolvimento humano e de aprendizagem, como são exemplos as de Piaget, de Vygotsky e de Wallon, as quais são discutidas por LA TAILLE, OLIVEIRA e DANTAS (1992). De acordo com o que esses estudiosos analisam e apresentam nessa obra,
Vários estudiosos deste século podem ser classificados como teóricos do Construtivismo. Entre eles, os principais são: Jean Piaget, Henri Wallon, L. S. Vigotsky, A. N. Leontiev, A. R. Luria e Emília Ferreiro. Esses dois últimos pesquisadores foram a fundo no estudo sobre a aquisição da escrita pela criança, sendo suas obras consideradas referenciais teóricos. Dos autores citados Piaget é, sem dúvida, o mais importante teórico do construtivismo. Sobre sua obra, analise as afirmativas a seguir.

I
. Os dois pressupostos básicos de sua obra são o Interacionismo e o Construtivismo Sequencial. II. Para o biólogo o desenvolvimento resulta de combinações entre aquilo que o organismo traz e as circunstâncias oferecidas pelo meio. III. O eixo central de sua teoria sobre o desenvolvimento mental é justamente a interação entre o organismo e o meio ambiente em que está inserido.
Estão corretas as afirmativas

A psicologia Histórico-Cultural é a denominação dada à escola psicológica fundada por L. S. Vygotsky, cujos principais fundamentos encontram-se no Materialismo Histórico-Dialético, de Karl Marx. Sobre os fundamentos e pressupostos dessa escola psicológica, julgue o item a seguir.


A função da escola consiste em propiciar a aquisição dos conteúdos elaborados, organizados e clássicos, que são os conhecimentos que resistem ao tempo e se mantêm por sua importância para a humanidade.

A psicologia Histórico-Cultural é a denominação dada à escola psicológica fundada por L. S. Vygotsky, cujos principais fundamentos encontram-se no Materialismo Histórico-Dialético, de Karl Marx. Sobre os fundamentos e pressupostos dessa escola psicológica, julgue o item a seguir.


De acordo com essa perspectiva, a formação de conceitos mais elaborados é a finalidade principal do ensino escolar, pois este tem grande influência no desenvolvimento psíquico.