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“Na década de 1930, houve, no Brasil, um destaque para a atuação de dois grupos políticos com ideologias diferentes: um, baseado nas políticas nazi-fascistas, em que as ações e princípios que defendiam, destacavam-se: o combate ao comunismo e ao liberalismo; nacionalismo extremo; um Estado poderoso regido pelo chefe da nação. O outro, comandado pelos comunistas (principal grupo rival do Governo Vargas) reunia grupos de várias tendências, como socialistas, anarquistas e comunistas. Um dos principais grupos que a integravam era o Partido Comunista, que funcionava na clandestinidade.” Trata-se respectivamente:
Analise as afirmativas correlatas.
I. “O golpe de 1964 foi civil-militar e articulou os diversos segmentos da burguesia em torno da liderança do grande capital nacional e estrangeiro contra a ofensiva do movimento de massas, dirigida principalmente pelo trabalhismo, formado pelos trabalhadores urbanos, rurais, estudantes e soldados e militares de baixa patente, que buscava construir um capitalismo de Estado com forte dimensão popular, democrática e nacional.”
PORQUE
II. “Havia evidências de intensas articulações entre o empresariado nacional e estrangeiro, o governo dos Estados Unidos e os militares de alta patente para construir uma oligarquia que partilhasse cargos e espaços nos conselhos empresariais, em instituições estatais e em organismos ideológicos.”
Assinale a alternativa correta.
Trecho I:
“A América Latina tem tido sua dose de debates em torno da temática cultural. Desde o século XIX, as questões culturais estiveram estreitamente vinculadas à percepção de cada indivíduo sobre as nações dessa região. Por outro lado, há um consenso crescente a respeito dos impactos desiguais que os acordos de integração e as políticas comerciais entre os países da região tiveram sobre as classes e os grupos sociais. A América Latina é composta por culturas, etnias e povos diferentes entre si e com características próprias. A diversidade cultural, como um direito fundamental da humanidade, se choca frontalmente com as políticas do chamado ‘livre comércio’. Esse cenário promove, em uma de tantas consequências negativas, a homogeneização da cultura, ou seja, torna todas as regiões muito parecidas.”
(Disponível em: http://pnld.moderna.com.br/2012/06/04/a-america-latina-e-as-diversidades-culturais/.)
Trecho II:
“Os países latino-americanos guardam, em suas histórias, marcas culturais semelhantes, oriundas dos processos de conquista e ocupação territorial pelos países europeus. Poderíamos destacar entre eles as formas de imposição da cultura do colonizador sobre a do colonizado, promovendo uma ação contínua de busca de apagamento dos vestígios das civilizações originárias. Durante o processo de independência empreendeu-se a construção de uma nova identidade cultural, secundarizando, ou mesmo rejeitando, o viés mestiço – negro e índio – das novas sociedades que se formavam. Essas novas identidades tinham por base a cultura e a civilização europeias.”
(Disponível em: http://www.casaruibarbosa.gov.br/escritos/numero07/ escritos%207_12_ historia%20das%20politicas%20culturais.pdf.)
Tendo em vista o conteúdo dos trechos I e II e a questão das manifestações culturais na América, assinale a afirmativa correta.
“Em vez de uma essência eterna, de uma ideia platônica, a disciplina chamada história é uma realidade, em si mesma, histórica, ou seja, situada no tempo e no espaço, assumida por homens que se dizem historiadores e que são reconhecidos como tais, além de ser aceita como história por diversos públicos. Em vez de uma história sub specie aeternitatis (sob a forma de eternidade), cujas características tivessem atravessado, sem qualquer alteração, as vicissitudes do tempo, existem diferentes produções que os contemporâneos de determinada época estão de acordo em considerar como história: ou seja, antes de ser uma disciplina científica – segundo sua pretensão e, até certo ponto, conforme ela o é efetivamente –, a história é uma prática social.”
(Prost,2008, p.13.)
Em relação ao conceito de história como memória e prática social, é correto afirmar que:
“Na visão dos europeus, a riqueza material não estava dissociada da religiosidade cristã. O ‘outro mundo’ abrigava ao mesmo tempo o paraíso terrestre e fontes inesgotáveis de riqueza. Era, em resumo, um lugar de sonho, em que o europeu medieval depositava seus desejos e fantasias, para compensar as misérias e doenças de seu próprio mundo.”

De acordo com a afirmativa e a imagem anteriores, assinale a afirmativa correta.