Filtrar


Questões por página:
Leia o trecho a seguir.

“Índios aldeados e índios considerados selvagens compunham a diversidade das populações indígenas presentes na América portuguesa, porém a barreira entre elas era muito menor do que se supunha e se apregoava, conforme a ideologia e a política indigenista, então vigentes. Índios e mestiços, selvagens e civilizados confundiam-se e relacionavam-se intensamente entre si e com outros segmentos da sociedade colonial, indo e voltando, com frequência de uma condição à outra.”


Adaptado de Celestino, Maria Regina. Índios mestiços e selvagens civilizados de Debret reflexões sobre relações interétnicas e mestiçagens. Varia História, vol.25, nº 41,2009, p.88.

Com base na leitura do trecho, assinale a opção que apresenta corretamente a compreensão da autora sobre as categorias de indígenas na América portuguesa.
Ao longo do período colonial, os tratados firmados entre Portugal e Espanha alteraram diversas vezes os limites dos territórios americanos.
Assinale a opção que apresenta corretamente um dos resultados desses tratados.
Analise as afirmativas a seguir sobre o modelo de ocupação das capitanias hereditárias no Brasil colonial:

I. Os capitães donatários, além de receberem amplos poderes administrativos e jurídicos sobre suas capitanias, assumiam também os encargos financeiros da colonização.
II. As capitanias foram administradas por agentes da Coroa portuguesa, que tinham autonomia para representar diretamente os interesses do rei.
III. O modelo das capitanias hereditárias foi adotado como medida temporária, restrita à região Norte do Brasil, onde se concentravam os principais interesses econômicos da Coroa.

Está correto o que se afirma em

Observe a imagem e leia o trecho a seguir sobre ela.


Imagem associada para resolução da questão



Fonte: The University of Miami Libraries, Cuban Heritage Collection,

CHC0339, box 64.


“Na sala da Coleção de Patrimônio Cubano da Universidade de Miami, os pesquisadores podem examinar uma caixa rotulada como "pedras mágicas", que contém as pedras retratadas na imagem. Estudiosos de Ciência e Tecnologia desenvolveram diversos modelos para examinar objetos como essas pedras, cujo uso escapa à racionalidade científica convencional. Em vez de pensar os mundos dos povos caribenhos da era moderna que usavam essas pedras em seus rituais de cura como intrinsecamente incompreensíveis, a abordagem aqui considera que é a história das nossas formas de pensar sobre esses mundos o que os tornou assim. Não é que mundos como os dos povos caribenhos do século XVII sejam inevitavelmente incomensuráveis, mas que nós, ocidentais, não prestamos atenção de forma adequada à natureza peculiar das nossas próprias práticas epistemológicas. Pois são essas mesmas práticas que tornaram os mundos dos caribenhos tão ostensivamente estranhos para nós.”



Adaptado de: Pablo F. Gómez (2018) Caribbean stones and the creation of early-modern worlds, History and Technology, 34:1,12-13.



Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que o autor


Leia o trecho a seguir.

“O que as pessoas valorizavam na filosofia natural moderna era coerente com os valores embutidos no comércio. Comerciantes demonstravam profundo interesse pelos fatos naturais porque estes eram essenciais para os negócios. Os modos de vida associados ao comércio, que passavam a dominar cada vez mais a Europa, direcionavam o foco da atenção para os objetos da natureza. Não é coincidência, então, que a chamada Revolução Científica tenha ocorrido ao mesmo tempo que o desenvolvimento da primeira economia global. Esse mundo conectava as minas de prata do Peru à China e à Europa, as plantações de açúcar do Caribe e as regiões produtoras no sudeste asiático ao trabalho escravizado e aos produtos de luxo. À medida que as cidades comerciais e o capital financeiro que produziam se tornaram mais importantes para os sistemas políticos maiores dos quais faziam parte, os valores dos mercadores urbanos passaram a dominar cada vez mais a sociedade.”

Adaptado de: Cook, Harold. Matters of Exchange. Commerce, Medicine, and Science in the Dutch Golden Age. New Haven&London: Yale University Press,2007, pp.410-411

Com base na leitura do trecho, assinale a opção que descreve corretamente os elementos constitutivos da revolução cientifica de acordo com o autor.