Questões de Concurso
Filtrar
502.342 Questões de concurso encontradas
Página 929 de 100.469
Questões por página:
Observe a imagem a seguir e leia sua descrição.

Fonte: Bosch, Hieronymus. The extraction of the stone of madness,1501- 1505.
“Nesse quadro, o pintor transforma um dito popular em imagem visual. A tradição popular camponesa associava a loucura a uma pedra alojada no cérebro. Tomando a metáfora no sentido literal, pessoas crédulas tentavam se libertar dessa suposta pedra removendo-a. Ele mostra o paciente como um camponês idoso e corpulento. O charlatão que realiza a operação usa um funil invertido na cabeça, que simboliza engano. O que ele extrai da cabeça do paciente não é uma pedra, mas uma flor. O fato de ser uma flor levou alguns autores a interpretarem em sentido sexual. Nesse caso, ao invés de curar a loucura, o cirurgião o castra, retirando seu desejo sexual e, assim, o devolvendo aos caminhos da moral cristã.”
Adaptado de: Silva, P. Bosch. The 5th Centenary Exhibition. Madrid: Museo del Prado,2016.
Com base na imagem e no trecho, assinale a opção que apresenta corretamente seus elementos no contexto medieval.
“É quase consenso atualmente, no campo dos estudos históricos, que a Itália antiga, sobretudo entre os séculos III a.C. e II d.C., fez parte, ao lado do Brasil, do sul dos Estados Unidos e do Caribe inglês e francês entre os séculos XVI e XIX, do restrito grupo de sociedades escravistas.”
Adaptado de: Joly, Fábio. A escravidão na Roma Antiga. Política, Economia e Cultura. São Paulo: Alameda,2005. p.11.
A partir da leitura do trecho, assinale a opção que apresenta corretamente uma característica da escravidão na Roma antiga comparável àquela praticada no mundo atlântico durante a modernidade.
“A fonte da objetividade histórica repousa nas técnicas da crítica histórica. Assim como a objetividade mecânica nas ciências naturais fetichizou rígidos procedimentos e protocolos, a objetividade na história exigia um respeito disciplinado pelos métodos.”
Fonte: Daston, Lorraine. “Objetividade e imparcialidade: virtudes epistêmicas nas humanidades” em: Historicidade e Objetividade. São Paulo: LiberArs,2017, p.134.
Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que a influência das ciências naturais sobre a historiografia moderna
