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As teorias do desenvolvimento humano oferecem diferentes perspectivas sobre como a criança aprende e se constitui como sujeito. A teoria de Jean Piaget, conhecida como construtivismo ou interacionismo, descreve o desenvolvimento cognitivo por meio de estágios. Acerca do estágio sensório-motor, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:



(__) Corresponde, aproximadamente, aos dois primeiros anos de vida da criança.


(__) Neste estágio, a criança compreende o mundo por meio de suas sensações (visão, audição) e ações motoras (pegar, chupar, bater).


(__) A principal aquisição deste período é o desenvolvimento do pensamento abstrato e da capacidade de formular hipóteses.


(__) Uma conquista fundamental deste estágio é a noção de permanência do objeto, a compreensão de que os objetos continuam a existir mesmo quando não podem ser vistos.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996) é a principal legislação que organiza a educação brasileira. Ela estabelece os níveis e modalidades de ensino. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os dois níveis da educação nacional, conforme a LDB.
A educação inclusiva, conforme a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), pressupõe a inserção de estudantes com deficiência na rede regular de ensino, com a oferta de todos os recursos necessários para garantir seu acesso, permanência, participação e aprendizagem. Assinale a alternativa que descreve uma medida incompatível com o princípio da educação inclusiva.

O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), instituído pela Lei nº 12.594/2012, regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescentes autores de ato infracional. Sobre os princípios que regem o SINASE, analise as afirmativas a seguir:



I. A excepcionalidade da intervenção judicial e da imposição de medidas, favorecendo-se meios de autocomposição de conflitos.


II. A prioridade a práticas ou medidas que sejam restaurativas e, sempre que possível, atendam às necessidades das vítimas.


III. A responsabilização do adolescente deve ser prioritariamente coletiva, diluindo sua participação individual no ato infracional para fortalecer o grupo de pertencimento.



Está correto o que se afirma em:

A articulação entre família e escola é um pilar para o desenvolvimento integral da criança. No contexto do trabalho do Pedagogo Social, essa relação é um objeto de intervenção constante, visando fortalecer os vínculos e a corresponsabilidade no processo educativo. Acerca das estratégias para fortalecer essa relação, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:



(__) Promover reuniões e eventos que vão além da entrega de boletins, criando espaços de diálogo, escuta e construção conjunta sobre o projeto pedagógico e os desafios do cotidiano.


(__) Limitar a participação da família ao espaço escolar, evitando a realização de visitas domiciliares por considerar que o ambiente doméstico é de natureza estritamente privada.


(__) Utilizar uma comunicação clara e acolhedora, que valorize os saberes da família e a reconheça como parceira fundamental no processo educativo da criança.


(__) Convidar as famílias a participar de atividades na escola, como oficinas, festas e projetos, de modo a integrá-las à comunidade escolar e fortalecer o sentimento de pertencimento.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo: