Filtrar


Questões por página:
Uma mulher de 72 anos com histórico de doença renal crônica estável em estágio 4 é admitida no hospital com queixas de fraqueza muscular progressiva, dor óssea e prurido generalizado. Ela tem seguido seu regime dietético restrito em fosfatos religiosamente. Seus medicamentos incluem quelantes de fosfato, suplementos de cálcio e vitamina D. Exames laboratoriais revelam níveis séricos de cálcio de 8,4 mg/dL (normocalcemia é 8.5-10.2 mg/dL), fosfato de 7,2 mg/dL (hiperfosfatemia é >4.5 mg/dL), PTH intacto elevado e creatinina sérica de 4,0 mg/dL. Aponte qual é a causa mais provável da hiperfosfatemia neste paciente:
Um menino de 5 anos é levado às pressas ao pronto-socorro após ser picado por um escorpião enquanto brincava no quintal de casa. Dentro de uma hora após o acidente, ele começa a apresentar sudorese, salivação excessiva, vômitos, dor abdominal, agitação e dificuldade respiratória. O exame físico revela taquicardia, hipertensão arterial e mioclonias. É a abordagem inicial mais adequada para o manejo deste paciente:
De acordo com a Lei Federal nº 8.080/1990, observe os excertos abaixo, e assinale a alternativa que apresenta a sequência corretamente, apontando como V (Verdadeiro) ou F (Falso):
( ) O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais.
( ) A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
( ) O dever do Estado exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
À Luz do Decreto Federal nº 7.508/2011, São Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços, exceto o que se apresenta em:
A direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, de acordo com o inciso I do art.198 da Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo pelo seu respectivo órgão, no âmbito dos Estados e do Distrito Federal será exercida pela(o):