Filtrar


Questões por página:
Sobre os sistemas energéticos e sua relação com a atividade física, assinale a alternativa correta.
Para que se tenha condições reais de avaliar se uma criança está ou não desenvolvendo uma motricidade saudável, faz-se necessário refletir sobre o ambiente da instituição e o trabalho ali desenvolvido: ele é suficientemente desafiador? Será que as crianças não ficam muito tempo sentadas, sem oportunidades de exercitar outras posturas? As atividades oferecidas propiciam situações de interação? A avaliação do movimento deve ser contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, resultado de um trabalho intencional do professor. Se constitui como um instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades, e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e grupo.

(RCNI,1998.)

Sobre os processos avaliativos, no que diz em respeito ao movimentar-se da criança na educação infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A avaliação do movimento deve ser contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, como resultado de um trabalho intencional do professor.

( ) A avaliação deverá constituir-se em instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de disciplinar e conhecer cada criança e grupo.

( ) A avaliação deve ser documentada apresentando os aspectos referentes à expressividade do movimento e sua dimensão instrumental. É recomendável que o professor atualize, sistematicamente, suas observações, documentando mudanças e conquistas.

( ) Sobre a avaliação é importante informar sempre às crianças sobre suas competências. A valorização de seu esforço e comentários a respeito de como estão construindo e se apropriando desse conhecimento são atitudes que as encorajam e as situam com relação à própria aprendizagem. O empenho e as conquistas devem ser valorizados em função de seus progressos e do próprio esforço, evitando colocá-las em situações de comparação.


A sequência está correta em
Sobre os elementos básicos da psicomotricidade, analise as afirmativas a seguir.

I. Resultado da consciência que o indivíduo toma, aos poucos, da experiência do corpo e da maneira como ele se põe em relação ao meio.

II. Tradução de uma predominância motriz levada aos segmentos direitos ou esquerdos; e, em relação a uma aceleração da maturação dos centros sensitivos motores de um dos hemisférios cerebrais.

III. Construção mental de estímulos e interpretação de informações sensoriais. Inclui sensações relacionadas à propriocepção, permitindo perceber as diferenças entre corpo e ambiente ao redor. As experiências perceptivas podem ser concretas ou abstratas, finitas ou infinitas, mensuráveis, projetivas e relacionais, permitindo distinguir entre tamanhos, texturas e posições (grande e pequeno; fino e grosso; vazio e cheio; dentro e fora etc.).

Os elementos da psicomotricidade descritos são:
A aprendizagem motora é o melhoramento gradativo de um indivíduo ao desempenhar um certo comportamento motor. Engloba o conhecimento da sequência motora e a capacidade de adaptação aos ambientes, sendo passível de influências intrínsecas do indivíduo (maturação, capacidade física), ambientais (espaços, aspectos socioculturais) e da tarefa específica (regras, objetivos, acessórios, equipamentos).

(Oliveira,2010.)

São consideradas fases da aprendizagem motora:
O modelo esportivista sofreu muitas críticas nos meios acadêmicos, principalmente a partir da década de 1980, embora esta concepção ainda esteja bastante presente na sociedade e na escola. Também é verdade que, em alguns casos, a crítica excessiva ao esporte de rendimento voltou-se para o outro extremo, ou seja, assistimos ao desenvolvimento de um modelo em que os alunos decidem o que farão na aula, escolhendo o jogo e a forma como querem praticá-lo. O papel do professor se restringe a oferecer uma bola e marcar o tempo, assim ele praticamente não intervém.

(Darido,2003.)

Considerando o procedimento avaliativo presente na perspectiva esportivista ao longo dos anos nas aulas de educação física nas escolas, assinale a afirmativa INCORRETA.