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Leia os fragmentos a seguir:

ESCRAVOS

“Vende uma pessoa chegada há pouco do Norte bonitos e moços, entre elles notão-se um oficial de ourives, uma bonita crioula, uma parda de 18 a 20 annos com habilidades, um preto padeiro e forneiro, um bonito pardo de 17 annos, optimo para pagem e mais pretos moleques; na rua da Alfandega n.278.”

[Jornal do Commercio,1854. Apud: NOVAIS, Fernando. A História da Vida Privada no Brasil, v.2. São Paulo: Companhia das Letras,1997, p.251]


“O fato é que, em 13 de maio de 1888, abolimos a escravidão tal como encerramos, quase um século depois, os horrores do regime militar: viramos simplesmente a página. Os senhores de escravos e seus descendentes não se sentiram minimamente responsáveis pelas consequências do crime nefando praticado durante quase quatro séculos.”

[COMPARATO, Fábio Konder. Um débito colossal. Folha de São Paulo,08 de julho de 2008]



Indique a alternativa que melhor defina a visão que se tinha do escravo nos períodos colonial e imperial do Brasil.

A Revolução Francesa (1789) foi marcada por etapas fundamentais para a consolidação do processo de tomada do poder burguês. Associe as realizações ao período correspondente.
(1) Declaração dos direitos do homem e do cidadão. (2) Conspiração dos Iguais. (3) Comitê de Salvação Pública. (4) Constituição Civil do Clero. (5) Lei do Preço Máximo.
(a) Assembleia Nacional (1789-1792) (b) Convenção Nacional ((1792-1795) (c) Diretório (1795-1799)
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre os fatos e o período:

Observe a charge a seguir e responda ao que se pede:

Acreditando na esfericidade da Terra, Colombo defendia:

O período de aproximação da União Soviética com os Estados Unidos durante a Guerra Fria foi chamado de:
A Aliança Nacional Libertadora (ANL), criada na década de 1930, tinha como base um programa que defendia, exceto: