Filtrar


Questões por página:

"[...] o que não se perdoa a Hitler não é o crime em si, o crime contra o homem, não é a humilhação do homem em si, é o crime contra o homem branco, a humilhação do homem branco e o ter aplicado à Europa processos colonialistas a que até aqui só os árabes da Argélia, os 'coolies' da Índia e os negros de África estavam subordinados (CÉSAIRE,2020).”


Com base no trecho acima e na historiografia pertinente sobre o tema, pode-se afirmar que:

Em diversas sociedades africanas tradicionais, as relações sociais eram ancoradas em estruturas complexas de parentesco e reciprocidade. Tais estruturas que regulavam o trabalho e o acesso à terra teriam sido mantidas mesmo após a expansão militar e comercial dos povos árabes em direção ao continente africano no século VI. Contudo, foi com a invasão europeia que esses sistemas são rompidos e novas formas de exploração e dependência são impostas aos africanos de diversas etnias e grupos culturais.

Sobre as relações entre sociedade, economia e natureza nas sociedades africanas tradicionais, é possível afirmar que:

O positivismo histórico postula que o historiador deve ser imparcial, atribuindo à História o status de ciência empírica, capaz de reproduzir a verdade objetiva do passado, desde que o pesquisador eliminasse suas emoções e juízos de valor. Contudo, correntes posteriores, como o caso da Escola dos Annales, elaboram uma outra noção de história pautada no que Bloch chamou de “a ciência dos homens no tempo”.


Parte dessa mudança pode ser percebida através da seguinte noção:

A alternativa que melhor caracteriza o sistema de plantation no contexto da colonização americana:

O componente curricular que tem como objeto de estudo as ações dos seres humanos no tempo e no espaço, investigando as relações entre permanências e transformações sociais, políticas e culturais, por meio da análise de fontes e do desenvolvimento da noção de tempo histórico, é a ______________.



Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: