Filtrar


Questões por página:
“Na América Latina depois de 1959, a Revolução Cubana, movimento guerrilheiro com bases camponesas, terá sua estratégia do foquismo castrista-guevarista disseminada por todo o continente, particularmente na oposição aos regimes autoritários nas décadas de 1960 a 1980 e nas guerrilhas camponesas organizadas na Nicarágua, no Peru e na Colômbia.”
(SILVA, Francisco (Org.). Enciclopédia de guerras e revoluções, vol. III: 1945-2014: a época da Guerra Fria (1945-1991) e da nova ordem mundial. Rio de Janeiro: Elsevier,2015. p.841.)

A estratégia do foquismo castrista-guevarista foi amplamente discutida. Considerando seus aspectos e as suas implicações práticas, marque a opção correta.
As guerras civis chinesas do início do século XX envolveram disputas entre os ditos ‘nacionalistas’ (Kuomintang) e os ‘comunistas’ (Partido Comunista Chinês) pela liderança da China, com ambos os lados tentando conquistar o apoio da população. O avanço do imperialismo japonês e a brutal ocupação da China pelos japoneses tiveram um papel crucial na mudança das alianças internas, influenciando as escolhas políticas do povo chinês. Com base nesse contexto, considere os fatores que contribuíram para o apoio das massas à Revolução Chinesa e assinale a afirmativa correta.
“Sobre a quantidade e qualidade dos fornecimentos, Júkov escreveu: A ajuda muito badalada dos aliados [...] só chegou em pequenas quantidades, que estavam muito longe do que tinha sido prometido. Naturalmente que as entregas de pólvora, gasolina de alta qualidade, alguns tipos de aço, veículos e mantimentos eram necessárias e, sem dúvida, tiveram um papel positivo. Contudo, a sua quota no total das necessidades do nosso país foi insignificante. Teríamos precisado de fornecimentos muito maiores. Mas até no material fornecido havia queixas. Os nossos condutores de tanques e pilotos não apreciavam os modelos estrangeiros. Especialmente os tanques com motores a gasolina foram recusados por se incendiarem como tochas’.”
(HUAR, Ulrich. Contribuições de Stáline para a ciência militar e política soviética. Berlim: Ernst Thälman Verlag,2006. p.175.)

O texto, que apresenta o relato do general soviético Gueorgui Konstantínovitch Júkov (1896-1974), refere-se ao programa de ajuda material dos EUA a países que lutavam contra a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, conhecido como
O posicionamento ideológico do nazifascismo tem sido objeto de intensos debates, muitas vezes influenciados por revisionismos sem base material. Considerando o contexto pré-Segunda Guerra Mundial e as disputas ideológicas da época, assinale a alternativa que explica corretamente a posição do nazifascismo no espectro político.
“As medidas centralizadoras do governo provisório surgiram desde cedo. Em novembro de 1930, ele assumiu não só o Poder Executivo como o Legislativo, ao dissolver o Congresso Nacional, os legislativos estaduais e municipais. Todos os antigos governadores, com exceção do novo governador eleito de Minas Gerais, foram demitidos e, em seu lugar, nomeados interventores federais.”
(FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp/FDE,1995. p.333.)

A Era Vargas (1930-1945) caracterizou-se por uma forte centralização do poder. Tendo em vista os impactos da centralização na Era Vargas, marque o item correto.