Questões de Concurso
Filtrar
3.088 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 618
Questões por página:
(Le Goff,1924 –Tradução Bernardo Leitão... [et al.] –Campinas, SP Editora da UNICAMP,1990.)
Sobre o calendário, de uma maneira geral, analise as afirmativas a seguir.
I.É considerado um dos grandes emblemas e instrumentos do poder; pois, normalmente, os detentores carismáticos do poder são senhores do calendário.
II.Júlio César fez reformar o calendário romano e, numa prova de seu poder, criou o novo calendário, denominado “Calendário Cristão”, vigente até hoje.
III.O lugar que o calendário ocupa nos primeiros séculos do cristianismo demonstra a sua importância para a igreja cristã.
Estão corretas as afirmativas
Acerca desse assunto, analise as afirmativas a seguir.
I.A UNE foi a primeira entidade estudantil do Brasil, criada em pleno Regime Militar.
II.Numa das participações mais contundentes, os estudantes estiveram presentes na “Passeata dos Cem Mil” contra o Regime Militar.
III.Na Campanha “Diretas Já”, a participação dos estudantes foi irrisória, pois a UNE tinha sido cassada pelo governo da “Linha Dura”.
IV.O movimento “Caras Pintadas” foi marcado por uma presença muito forte dos estudantes, bem como de outros setores da sociedade civil.
Estão corretas apenas as afirmativas
“No G20, Michel Temer defende inovação para promover desenvolvimento global. No encontro, o presidente destacou as medidas adotadas para que o Brasil alcance a ordem fiscal e volte a crescer. Em pronunciamento durante a primeira sessão de trabalho da Reunião de Cúpula do G20, realizada neste domingo (4), em Hangzou, na China, o presidente Michel Temer defendeu a inovação como forma de erradicar a pobreza e promover desenvolvimento em escala global.”
(Disponível em: http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-planalto/noticias/2016/09/no-g20-michel-temer-defende-inovacao-para-promoverdesenvolvimento- global.)
O Brasil é hoje um dos membros do G20 e um dos países mais importantes da América do Sul e, entre outras coisas, tem assumido sua influência político-ideológica sobre alguns novos governos de esquerda da América Central. Em termos gerais, em relação à sua posição mundial, e mais especificamente na América, é correto afirmar que:
Uma característica central da economia mundial na fase monopolista do capital foi o alargamento de sua base geográfica, tendo as relações capitalistas se expandido para novas áreas do globo, na Europa, América do Norte e Japão, deixando para trás o tempo do domínio absoluto da Inglaterra como uma potência capitalista e inaugurando a época do imperialismo, marcada, basicamente, pela rivalidade entre os Estados. Em relação, especificamente, à consolidação do Capitalismo Monopolista nos EUA, é correto afirmar que: