Filtrar


Questões por página:
A “Era JK” completa 60 anos. Em 1956, JK iniciava um governo marcado por práticas políticas de incentivo industrial, mas também de forte endividamento. “Cinquenta anos em cinco”era o lema desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek.
O Plano de Metas, um dos mais importantes marcos do governo de JK, pr
econizava, entre outros fatores:
“O massacre de Eldorado dos Carajás completa 20 anos. Em 1996, 19 sem-terra foram mortos pela polícia militar do Pará e muitos outros foram mutilados. E até hojeo Pará é palco da maior parte dos conflitos de terra do Brasil.”
(Disponível em: http://www.mst.org.br/2015/04/17/carajas
-19-anos-de-impunidade.html.)

A crise de terras é uma constante na história do Brasil. Sobre a Reforma Agrária em nosso país, é correto afirmar que:
O termo primavera vem do latim, com a união das palavras primo evere, que significam “antes do verão”. É uma época de extrema beleza, cheia de flores coloridas e perfumadas, que marcam o início da reprodução de muitos vegetais. Em história, em mais de uma ocasião, o termo primavera ganhou uma conotação política e social, relacionada à mudança. Tendo em vista o contexto dessas “primaveras históricas”, analise as afirmativas a seguir.

I.É o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos que eclodiu em 2011.
II.
Movimentos revolucionários de cunho nacionalista e popular que eclodiram em diversos pontos da Europa por volta de 1840.
III.
Tentativa de criar na Tchecoslováquia um projeto de renovação do socialismo: o socialismo humanista.

A alternativa que traz
os nomes desses movimentos, na ordem crescente, é:
Quatro tumbas pré-colombianas foram descobertas em Lima, em 2015
Três mulheres e um homem viveram entre os anos 1000 e 1450. As primeiras tumbas da cultura Ichma ficavam no topo de uma pirâmide.

Mil anos de idade em um cemitério pré-inca de forma piramidal que se ergue no coração de um bairro residencial em Lima. A descoberta confirma a presença da cultura Ichmaem Lima, que se instalou na costa central do Perua partir do ano 1000 e desapareceu em 1450, coincidindo com a expansão do império inca, que abarcou os anos 1438-1533.
(Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/11/quatro-tumbas-pre-colombianas-sao-descobertas-em-lima.html.)


São chamados povos pré-colombianos os povos que precederam à colonização europeia na América. Os mais conhecidos foram os astecas, incas e maias. Dentre as principais características que permeavam o cotidiano desses povos, podemos destacar:
“O século XIX foi marcado pela forte cientificação da história. Para esses historiadores a verdade estava implícita nos fatos empíricos, ou seja, naquilo que podia ser visto e era real.O historicismo se preocupava principalmente com a história dos eventos políticos e das guerras. A história dos ‘heróis’ e de grandes personalidades foi uma marca desse período. A metodologia foi uma grande contribuição desse período, pois ela permitiu aos historiadores a capacidade de refletir sobre a veracidade dos documentos.”
(JUZWIAK, Victor; LEITE, Marcos Flávio. Relação entre Ensino de História e Historiografia: algumas reflexões. Revista Virtual P@rtes.)

Para os historiadores desse período (século XIX), o documento histórico