Filtrar


Questões por página:
Considerando o importante papel que o contexto social tem na concretização dos direitos sociais, ao ser chamado para elaborar um estudo da situação o assistente social deve considerá-lo como:

I. conjunto de informações, constantemente alimentadas e processadas, as quais se constituem em subsídios permanentes que permitem localizar, compreender, explicar e prever tendências de uma situação como um todo.

II. documento que reúne as aproximações sucessivas do objeto a ser estudado sem juízo de valor, considerando que todos os elementos já estão dados a priori.

III. instrumento capaz de acumular elementos de juízo que permitam esboçar hipóteses alternativas variáveis de intervenção.

É correto o que se afirma APENAS em

... a pobreza maciça e a desigualdade obscena são flagelos tão terríveis dos nossos tempos que devem ser vistas como males sociais tão graves quanto a escravidão e o apartheid.

(Nelson Madela, 2005)

A construção de condições para a diminuição deste quadro de desigualdade é uma das atribuições da Defensoria Pública. O assistente social tem como um dos instrumentos de sua ação profissional a elaboração de parecer social. O parecer social pode ser entendido como:

A profissão do assistente social deve ser compreendida sob dois ângulos. São eles:

Controle Social é expressão de uso recente e corresponde a uma moderna compreensão da relação Estado-sociedade, onde a esta cabe estabelecer práticas de vigilância e controle sobre aquele.

(Carvalho, 1995:8)

Dessa forma, ao analisar os conselhos, é correto afirmar que

Há uma população de baixa renda que ocupa uma determinada área urbana há vários anos. Ao analisar os seus direitos, o profissional deve levar em consideração: