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Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Uma rede municipal inicia um programa de formação continuada para docentes, propondo encontros reflexivos sobre dilemas éticos, diversidade cultural e uso pedagógico das tecnologias. Alguns gestores, contudo, defendem que seria mais eficiente oferecer apenas treinamentos técnicos rápidos sobre ferramentas digitais, sem priorizar debates mais amplos. Com base nas concepções sobre formação docente e ética profissional:
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Leia o excerto abaixo:
Nos estudos sobre a psicogênese da língua escrita, Emilia Ferreiro demonstrou que a criança constrói hipóteses sobre a escrita antes mesmo da alfabetização formal. Esse processo evidencia que o erro é revelador das etapas de conhecimento e está ligado à formulação de ______________.
Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta.
Nos estudos sobre a psicogênese da língua escrita, Emilia Ferreiro demonstrou que a criança constrói hipóteses sobre a escrita antes mesmo da alfabetização formal. Esse processo evidencia que o erro é revelador das etapas de conhecimento e está ligado à formulação de ______________.
Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta.
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Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Ilma Passos Alencastro Veiga, em O Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível, apresenta uma reflexão crítica sobre a natureza, os fundamentos e os desafios que envolvem a elaboração e a efetivação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) no contexto escolar. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):
(__)Para a autora, o PPP não deve ser reduzido a um documento burocrático, elaborado apenas para atender a exigências legais ou administrativas. Pelo contrário, ele deve configurar-se como um instrumento de gestão democrática, orientador das práticas pedagógicas e administrativas, construído coletivamente pelos sujeitos que compõem a comunidade escolar.
(__)A elaboração coletiva, destacada por Veiga, é um elemento estruturante do PPP. A participação efetiva de professores, gestores, alunos, funcionários e famílias garante que o projeto represente a pluralidade de vozes da comunidade escolar. Para a autora, essa dimensão participativa é um princípio formal, para além da própria essência do caráter democrático do PPP, fortalecendo o sentimento de pertencimento e corresponsabilidade.
(__)Diante de políticas educacionais centralizadoras e de práticas que reforçam a padronização e o controle, o PPP pode ser compreendido como uma possibilidade de afirmação da identidade da escola, de valorização de sua especificidade cultural e social, e de defesa de uma educação comprometida com a transformação social.
A sequência CORRETA é:
(__)Para a autora, o PPP não deve ser reduzido a um documento burocrático, elaborado apenas para atender a exigências legais ou administrativas. Pelo contrário, ele deve configurar-se como um instrumento de gestão democrática, orientador das práticas pedagógicas e administrativas, construído coletivamente pelos sujeitos que compõem a comunidade escolar.
(__)A elaboração coletiva, destacada por Veiga, é um elemento estruturante do PPP. A participação efetiva de professores, gestores, alunos, funcionários e famílias garante que o projeto represente a pluralidade de vozes da comunidade escolar. Para a autora, essa dimensão participativa é um princípio formal, para além da própria essência do caráter democrático do PPP, fortalecendo o sentimento de pertencimento e corresponsabilidade.
(__)Diante de políticas educacionais centralizadoras e de práticas que reforçam a padronização e o controle, o PPP pode ser compreendido como uma possibilidade de afirmação da identidade da escola, de valorização de sua especificidade cultural e social, e de defesa de uma educação comprometida com a transformação social.
A sequência CORRETA é:
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Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Paulo Freire, em A Importância do Ato de Ler - em três artigos que se completam, apresenta uma reflexão profunda sobre a leitura como prática social, cultural e política. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).
(__) Para Freire, todo sujeito, antes de decodificar signos gráficos, interpreta a realidade em que vive, produzindo sentidos a partir de suas experiências, práticas e contextos históricos. Essa percepção o leva a afirmar que alfabetização deve ser baseada no treinamento de habilidades cognitivas e mecânicas.
(__) A alfabetização é entendida por Freire como parte de um projeto mais amplo de humanização, no qual o educando deixa de ser objeto para tornar-se sujeito da história.
(__) Ao enfatizar a indissociabilidade entre ler a palavra e ler o mundo, o autor apresenta a alfabetização como prática de liberdade, sustentada pela consciência crítica, pela valorização da experiência cultural dos educandos e pela abertura ao diálogo como fundamento da educação democrática.
A sequência CORRETA é:
(__) Para Freire, todo sujeito, antes de decodificar signos gráficos, interpreta a realidade em que vive, produzindo sentidos a partir de suas experiências, práticas e contextos históricos. Essa percepção o leva a afirmar que alfabetização deve ser baseada no treinamento de habilidades cognitivas e mecânicas.
(__) A alfabetização é entendida por Freire como parte de um projeto mais amplo de humanização, no qual o educando deixa de ser objeto para tornar-se sujeito da história.
(__) Ao enfatizar a indissociabilidade entre ler a palavra e ler o mundo, o autor apresenta a alfabetização como prática de liberdade, sustentada pela consciência crítica, pela valorização da experiência cultural dos educandos e pela abertura ao diálogo como fundamento da educação democrática.
A sequência CORRETA é:
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Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
O diretor, como gestor pedagógico, deve orientar a política de avaliação da escola. Considerando os diferentes paradigmas discutidos na obra sobre avaliação educacional, analise as afirmativas que descrevem as implicações da adoção de um modelo avaliativo processual e emancipador:
I.A avaliação deixa de ser um instrumento de poder e classificação para se tornar uma ferramenta de análise do processo de ensino-aprendizagem, fornecendo subsídios para a reflexão sobre a prática docente e o replanejamento das ações pedagógicas.
II.A centralidade da avaliação desloca-se do produto final (nota ou conceito) para o processo, valorizando o percurso do aluno, suas estratégias, seus erros como hipóteses de trabalho e seus avanços em relação a si mesmo.
III.A implementação de uma avaliação emancipadora pressupõe a padronização de instrumentos e critérios para toda a rede de ensino, garantindo a objetividade e a comparabilidade dos resultados entre diferentes escolas e turmas.
Está correto o que se afirma em:
I.A avaliação deixa de ser um instrumento de poder e classificação para se tornar uma ferramenta de análise do processo de ensino-aprendizagem, fornecendo subsídios para a reflexão sobre a prática docente e o replanejamento das ações pedagógicas.
II.A centralidade da avaliação desloca-se do produto final (nota ou conceito) para o processo, valorizando o percurso do aluno, suas estratégias, seus erros como hipóteses de trabalho e seus avanços em relação a si mesmo.
III.A implementação de uma avaliação emancipadora pressupõe a padronização de instrumentos e critérios para toda a rede de ensino, garantindo a objetividade e a comparabilidade dos resultados entre diferentes escolas e turmas.
Está correto o que se afirma em: