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Na obra Qualidade em Educação Infantil, Zabalza discute que a qualidade no atendimento às crianças pequenas não pode ser reduzida a padrões uniformes de controle, mas deve ser compreendida em sua dimensão pedagógica, social e ética. Considerando esse referencial, assinale a alternativa que traduz corretamente a concepção do autor.
Nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil, a brincadeira é apresentada como espaço privilegiado de elaboração simbólica, no qual a criança recria experiências, assume papéis e generaliza conhecimentos. A partir dessa concepção, pode-se afirmar que:
A Educação Infantil, segundo Bassedas, Huguet e Solé, deve ser concebida como espaço de experiências formativas em que ensinar e aprender se constituem em processos indissociáveis. Considerando as proposições das autoras, pode-se afirmar que:
Na perspectiva apresentada por Vinha, o desenvolvimento moral da criança é compreendido como processo ativo, atravessado pelas interações sociais e pela mediação do educador. Considerando esse quadro teórico, assinale a alternativa que melhor traduz o papel do professor na constituição da moralidade infantil.
A autonomia, segundo o RCNEI - Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, não é apenas uma competência a ser desenvolvida, mas um princípio que orienta a ação educativa. Para que a criança possa construir sua autonomia, é necessário que o ambiente institucional favoreça o exercício _____________________, permitindo que ela tome decisões, experimente responsabilidades e compreenda os limites e possibilidades de sua ação no coletivo.
Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna no excerto.