Filtrar


Questões por página:
Durante sua trajetória histórica, a Educação Física ancorou-se em diversas abordagens pedagógicas para fundamentar suas práticas na escola. Dentre essas abordagens, destaca-se a perspectiva crític-oemancipatória, que visa a autonomia dos estudantes por meio da reflexão crítica. Essa abordagem é sintetizada, corretamente, pelas competências
A educação, prática social milenar, desenvolveu-se a partir de diferentes enfoques e concepções antropológicas e filosóficas, articuladas aos contextos históricos, aos ideais de homem, de sociedade e de conhecimento. Nesse sentido, é correto afirmar que a concepção
Sobre o contexto de tramitação da Lei nº 5.692/71, a reforma do 1º e 2º graus, foi aprovada
Cada pensador, filósofo ou cientista da educação, em seu contexto histórico, buscou denunciar as fragilidades da educação e, ao mesmo tempo, anunciar inovações. Nessa perspectiva, produziram teorizações que influenciaram, de certo modo, novas formas de conceber a formação e o trabalho docente. É o caso de
Considere o fragmento textual a seguir como base para a questão.

A aranha que tece uma teia e a abelha que constrói uma colmeia de cera fazem isso por meio do instinto, de modo mecânico, idêntico e não demonstram maior atividade nisso do que nas demais reações adaptativas. O tecelão e o arquiteto são outra história. Como diz Marx, eles construíram sua obra antes em suas cabeças; o resultado obtido no processo de trabalho ocorreu idealmente antes do seu início [...].

Vigotsky, L. S. Psicologia, desenvolvimento humano e marxismo. Tradução: Priscila Marques. São Paulo: Hogrefe, 2023, p.37.

O fragmento acima apresenta um exemplo nodal do que ocorre no processo de desenvolvimento, tipicamente humano, que Vygotsky denominou de