Filtrar


Questões por página:
Mario Sergio Cortella, ao refletir sobre a formação para o bem em um mundo competitivo, contrapõe os conceitos de adaptação e integração. A respeito dessa distinção, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A adaptação é uma postura passiva, na qual o indivíduo é absorvido pela realidade existente, conformando-se com suas injustiças e se tornando parte delas para sobreviver.

(__)A integração é uma postura ativa, na qual o indivíduo, mesmo vivendo em um meio adverso, não é derrotado por ele, mas busca fazer parte da realidade de forma crítica, com o propósito de reinventá-la.

(__)Formar uma criança para ser ética em uma sociedade competitiva significa adaptá-la à "canalhice" existente, ensinando-a a usar as mesmas estratégias para garantir seu sucesso individual.

(__)Educar para a integração significa preparar a pessoa para resistir à desumanização, sem negar a realidade, mas enfrentando-a com a esperança de que o mundo pode ser refeito de outro modo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
O documento sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a deficiência intelectual define as atribuições do professor que atua nesse serviço. A esse respeito, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)É atribuição do professor do AEE substituir o professor da classe comum, assumindo a responsabilidade pela escolarização do aluno com deficiência intelectual em uma sala de aula separada.

(__)O professor do AEE deve identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, considerando as necessidades específicas dos alunos, para serem utilizados tanto na sala de recursos quanto na sala de aula comum.

(__)Compete ao professor do AEE estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços e estratégias que promovam a participação dos alunos nas atividades escolares.

(__)A orientação às famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno é uma das atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Mario Sergio Cortella discute a competência docente, afirmando que ela não se esgota no "fazer bem", mas exige também o "fazer o bem". Qual das seguintes ações de um professor de educação especial melhor exemplifica a articulação entre essas duas dimensões?
Rosita Edler Carvalho, ao discutir as barreiras para a aprendizagem e a participação, afirma que a remoção dessas barreiras requer a identificação de sua origem. Qual das seguintes situações exemplifica uma barreira para a aprendizagem cuja origem está predominantemente na prática pedagógica, conforme a análise da autora?
Visualizar Questão Comentada
Rosita Edler Carvalho, ao analisar o processo histórico de exclusão, destaca a importância de compreender a natureza dos vínculos sociais para a construção de uma sociedade e uma escola verdadeiramente inclusivas. A autora recorre a Durkheim para diferenciar a solidariedade mecânica da solidariedade orgânica. A respeito desses conceitos, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A solidariedade mecânica expressa-se de forma natural, por simples proximidade física entre os indivíduos, mas não garante a integração efetiva, podendo manter os grupos incluídos em uma condição de "estrangeiros" dentro do coletivo.

(__)A solidariedade orgânica ocorre quando os indivíduos desenvolvem uma consciência coletiva, percebendo que precisam participar e cooperar para o funcionamento do todo, estabelecendo relações de reciprocidade e interdependência.

(__)A simples inserção de um aluno com deficiência em uma classe comum, garantindo apenas sua presença física, é um exemplo de solidariedade orgânica, pois a convivência, por si só, promove a integração.

(__)Um sistema educacional inclusivo deve ter como meta a superação da solidariedade mecânica em favor da construção de laços de solidariedade orgânica, nos quais as diferenças são reconhecidas como parte da constituição do grupo.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.