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Considere o fragmento que segue como base para a questão.

Um currículo comprometido com a formação de jovens e adultos trabalhadores com autonomia intelectual, ética e política exige assumir contornos de uma educação sólida e de uma qualificação profissional que conduza esses sujeitos à compreensão das relações sociais, à leitura de mundo e à efetiva participação nos processos sociais (Silva,2019, p.177).

(Fonte: SILVA, José. A Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional no Brasil: 13 anos depois. Cadernos de Pesquisa. v.26. n.4. out./dez.,2019).

A afirmação de Silva (2019) aponta que a educação de jovens e adultos integrada à formação profissional e tecnológica apresenta a necessidade de
Uma proposta de currículo integrado para a educação profissional e tecnológica apresenta como alguns de seus princípios norteadores:
Considere as definições apresentadas a seguir como base para a questão.

1. Propicia o acesso aos conhecimentos teóricos e práticos específicos da profissão, bem como aos princípios e normas que constituem o fazer profissional.
2. Possibilita uma ampliação dos conhecimentos profissionais tendo como base as demandas, reflexões e especificidades oriundas da prática.

Essas definições retratam, respectivamente, a formação
A literatura especializada sobre avaliação da aprendizagem defende que essa avaliação não se limita ao ato de mensurar a aprendizagem com a finalidade de atribuir uma nota ou conceito. Ela deve retratar um processo voltado a acompanhar os progressos alcançados e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, a fim de impulsionar as potencialidades, bem como superar as fragilidades percebidas. Essa concepção pressupõe que a avaliação da aprendizagem deve acontecer
A prática educativa, enquanto intencional e sistemática, precisa ser organizada previamente, o que se concretiza através do planejamento. Em virtude da complexidade dessa prática, o planejamento apresenta níveis de abrangência que proporcionam a articulação necessária ao trabalho pedagógico desenvolvido na escola. Assim, considerando essa articulação, a partir do nível mais abrangente até o que é construído e utilizado pelos professores, o planejamento tem como encadeamento: