Filtrar


Questões por página:
A história da Educação no Brasil passou por muitas etapas e nem sempre privilegiava a educação popular. Nos anos 60, o Movimento de Educação de Base (MEB) ligado à Igreja Católica e suas atividades ficavam sob a responsabilidade da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Desenvolvia um projeto de alfabetização baseado na comunicação, objetivando conscientizar o povo para promover mudanças e melhorias na sua condição de trabalho. Em 1962, o pernambucano Paulo Freire desenvolveu, na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, um método para alfabetizar adultos.


Analise as afirmativas sobre em que consistia a elaboração e execução desse processo de ensino e aprendizagem.


Imagem associada para resolução da questãoImagem associada para resolução da questão

Estão CORRETAS apenas
O Projeto Pedagógico é legitimado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN nº 9.394/96 em seu Art 12º que preconiza a construção do projeto político- pedagógico e, desde então, garante a
Autor do movimento chamado Pedagogia Crítica, Paulo Freire defendia que o maior objetivo da educação é conscientizar o estudante, incentivando a criticidade. Em seu livro de maior sucesso, ‘Pedagogia do Oprimido’ (1968), o filósofo afirma que a educação é um ato político que liberta os indivíduos por meio da consciência crítica, transformadora e diferencial.

Podemos concluir que, para Paulo Freire,
A Meta 5 do Plano Nacional de Educação (2014) prevê a alfabetização de todas as crianças, no máximo,
Leia com atenção as assertivas a seguir.

Para alguns especialistas, um dos grandes obstáculos para a construção de uma escola mais democrática é justamente a inércia das instituições escolares, cuja cultura interna não foi formada pelo princípio de que todos podem progredir de formas diferenciadas. A instituição escolar está mais bem preparada para selecionar e hierarquizar, obrigar os sujeitos, impor homogeneidade, taylorizar os tratamentos educacionais, padronizar tempo, métodos e exigências acadêmicas, do que para individualizar e acolher pessoas singulares e pontos de partida desiguais.

PORQUE

o propósito da escola de educar para a cidadania e democracia não se realiza, pois faltam elos na construção de tais ideais que ultrapassam questões de metodologia, currículo e o cotidiano da sala de aula.

Marque a opção CORRETA.