Filtrar


Questões por página:
A base da pesquisa científica de qualidade é um bom delineamento de estudo, e a definição do tipo de estudo é fundamental neste processo. O pesquisador para planejar um experimento, deve seguir a seguinte lógica de raciocínio: escolher entre os diversos tipos de pesquisa, aquela que se enquadra melhor nos seus objetivos e na população a ser estudada e delinear corretamente o estudo para responder à pergunta de pesquisa. Existem alguns tipos de estudo principais. Analise o exemplo de pesquisa a seguir:

Em 1986 teve início um estudo no convento das irmãs da Escola de Notre Dame. Como característica geral e obrigatória das pessoas que desejavam ingressar nessa congregação estava a vocação religiosa, o fato de serem solteiras e celibatárias por decisão pessoal, voluntária e independente e, serem graduadas em cursos de pedagogia, exercendo a profissão de professoras em escolas católicas. Somando-se a isto, a característica de que todas as participantes têm uma vida diária intensamente ativa, com atividades de ensino associados aos trabalhos do convento, que vão desde os serviços de cozinha, costura, jardinagem e horticultura, assim como, atividades de lazer que demandam de atividade intelectual intensa, como jogos de cartas aos mais diversos. O Epidemiologista e professor de Neurologia Drº David Snowdon, iniciou o estudo da doença de Alzheimer, buscando aprender por que o cérebro se deteriora com a idade em algumas pessoas e em outras não. As freiras foram acompanhadas por mais de 30 anos e o estudo tornou-se um dos mais importantes do mundo sobre envelhecimento e doença de Alzheimer porque utiliza informações obtidas antes do início dos sintomas da doença.

Pode-se dizer que o estudo descrito no exemplo acima é do tipo:
O Projeto de Pesquisa deve ser um roteiro para a elaboração de pesquisa em uma determinada área, que possibilita a produção do conhecimento e sua sistematização sobre o tema específico a ser abordando. O tema abordado deve constituir-se no objeto de estudo da pesquisa. Sobre a seção “Objetivos”, analise as afirmativas a seguir.
I. A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica. II. O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação. III. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral. Podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos.

Assinale a alternativa correta.
Um projeto de pesquisa é, segundo a ABNT, uma descrição da estrutura de um empreendimento a ser realizado. O projeto de pesquisa é, portanto, um documento que irá apresentar os planos para o desenvolvimento de possíveis atividades realizadas durante a pesquisa. Ele não é a sua pesquisa final, mas um planejamento do que você pretende desenvolver. Uma das informações que deve constar na seção "Material e métodos" de um projeto de pesquisa é:
A extensa pesquisa realizada por Ferreiro e Teberosky (1999), aponta que o processo de aquisição da língua escrita envolve múltiplos fatores, os quais não se encontram muito bem esclarecidos nos materiais didáticos e documentos norteadores, quando se parte do fato de que a sala de aula é um espaço heterogêneo e multicultural, no qual os alunos manifestam diferentes habilidades e trazem bagagens singulares para a aprendizagem da língua escrita. Considerando as autoras, no tocante ao processo de desenvolvimento a língua escrita, assinale a alternativa incorreta.
Família e escola duas das instituições mais relevantes da vida durante os anos de infância e de adolescência. Cada criança é membro de sua família, que possui uma configuração única em sua estrutura e em suas relações, e que está ancorada em sua própria história cultural e social. Simultaneamente, essa criança é membro de uma classe escolar que também tem sua própria e única estrutura ancorada em uma matriz de complexas estruturas mais amplas (SOBRINHO,2015). Acerca do papel da família e da escola com a criança com dificuldade de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.
I. Os recursos com os quais a família conta também incidirão, de alguma forma, no processo de aprendizagem da criança. II. Os pais devem deixar o filho ajudar em tarefas domésticas. Estas podem aumentar sua confiança. Os pais podem dar instruções simples, dividindo as tarefas em passos pequenos, e recompensando os esforços do filho com elogios. III. Na escola, na maior parte dos casos, não é possível determinar as causas dos distúrbios de aprendizagem. IV. O professor pode deixar que o aluno com distúrbio na escrita use um computador com programas especializados que revisem a ortografia, a gramática e reconheçam a fala. V. Quando o psicopedagogo trabalha com a cooperação entre família e escola, têm-se uma alta melhoria dos resultados acadêmicos da criança. Por sua vez, a melhoria do desempenho escolar, muitas vezes, é acompanhada por uma melhoria das habilidades sociais e da mudança de status pessoal e grupal.
Estão corretas as afirmativas: