Questões de Concurso
Filtrar
                
                  15.401 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 1877 de 3.081                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                Prefeitura Municipal de Congonhas - MG
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                Na história da educação brasileira, muitas foram as transformações pelas quais passaram as escolas e a prática didática. Considerando a Pedagogia Progressista, as três Tendências Pedagógicas que se manifestam são: 
   
    
                Concurso:
                Prefeitura Municipal de Congonhas - MG
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                As concepções de organização e gestão escolar possibilitam fazer uma análise da estrutura e da dinâmica organizativa de uma escola. Acerca destas concepções, analise as afirmativas: 
I. A concepção técnico-científica prevalece uma visão mais burocrática e tecnicista da escola, com definição de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar.
II. A concepção autogestionária baseia-se da hierarquia de cargos e funções, nas regras e procedimentos administrativos, visando a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares.
III. A concepção interpretativa considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação entre as pessoas.
IV. A concepção democrático-participativa baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
   
    I. A concepção técnico-científica prevalece uma visão mais burocrática e tecnicista da escola, com definição de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar.
II. A concepção autogestionária baseia-se da hierarquia de cargos e funções, nas regras e procedimentos administrativos, visando a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares.
III. A concepção interpretativa considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação entre as pessoas.
IV. A concepção democrático-participativa baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
                Concurso:
                Prefeitura Municipal de Congonhas - MG
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                “A escola contemporânea precisa voltar-se para as novas realidades,  ligar-se ao mundo econômico,  político,  cultural,  mas precisa ser um baluarte contra a exclusão social. Numa concepção de Educação Inclusiva,  a realização de projetos educativos exige a compreensão da singularidade dos seres humanos.” Considerando o enunciado, é correto afirmar que: 
   
    
                Concurso:
                Prefeitura Municipal de Congonhas - MG
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                De acordo com Libâneo,  os currículos devem expressar,  de fato,  as intenções e práticas sociais. As mais conhecidas concepções de organização curricular das intenções pedagógicas são: 
1. Currículo Tradicional.
2. Currículo Racional-Tecnológico (Tecnicista).
3. Currículo Escolanovista (ou Progressista).
4. Currículo Construtivista.
5. Currículo Sociocrítico (ou Histórico-Social).
6. Currículo Integrado ou Globalizado.
Relacione as concepções de organização curricular aos seus aspectos teórico-práticos:
( ) Este currículo deve prever atividades que correspondam ao nível de desenvolvimento intelectual dos alunos e organizar situações que estimulem suas capacidades cognitivas e sociais, de modo a possibilitar a construção pessoal do conhecimento.
( ) Buscam a integração de conhecimentos e experiências que facilitem a compreensão mais reflexiva e crítica da realidade, como também, busca ressaltar ao lado dos conteúdos culturais, o domínio dos processos necessários ao acesso aos conhecimentos e, simultaneamente, a compreensão de como o produzem, se elaboram e se transformam.
( ) Currículo proposto para a transmissão de conteúdos e previamente prescritos por especialistas que, a partir de critérios científicos e técnicos, formulam objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, habilidades consideradas úteis e desejadas pela sociedade.
( ) É um currículo reduzido a um conjunto de disciplinas e de conteúdos a serem transmitidos aos alunos e organizados numa grade curricular, ou seja, um ensino meramente transmissivo, centrado no professor e na matéria.
( ) O enfoque deste currículo coincide quase sempre com a ideia de currículo centrado no aluno e no provimento de experiências de aprendizagem como forma de ligar a escola com a vida e adaptar os alunos ao meio, colocando os conteúdos escolares como instrumentos para o desenvolvimento de processos mentais, não como verdades estabelecidas.
( ) Possui várias correntes, às vezes divergentes entre si, algumas dão mais ênfase às questões políticas do processo de formação, outras colocam a relação pedagógica como mediação da formação política.
A sequência está correta em:
   
    1. Currículo Tradicional.
2. Currículo Racional-Tecnológico (Tecnicista).
3. Currículo Escolanovista (ou Progressista).
4. Currículo Construtivista.
5. Currículo Sociocrítico (ou Histórico-Social).
6. Currículo Integrado ou Globalizado.
Relacione as concepções de organização curricular aos seus aspectos teórico-práticos:
( ) Este currículo deve prever atividades que correspondam ao nível de desenvolvimento intelectual dos alunos e organizar situações que estimulem suas capacidades cognitivas e sociais, de modo a possibilitar a construção pessoal do conhecimento.
( ) Buscam a integração de conhecimentos e experiências que facilitem a compreensão mais reflexiva e crítica da realidade, como também, busca ressaltar ao lado dos conteúdos culturais, o domínio dos processos necessários ao acesso aos conhecimentos e, simultaneamente, a compreensão de como o produzem, se elaboram e se transformam.
( ) Currículo proposto para a transmissão de conteúdos e previamente prescritos por especialistas que, a partir de critérios científicos e técnicos, formulam objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, habilidades consideradas úteis e desejadas pela sociedade.
( ) É um currículo reduzido a um conjunto de disciplinas e de conteúdos a serem transmitidos aos alunos e organizados numa grade curricular, ou seja, um ensino meramente transmissivo, centrado no professor e na matéria.
( ) O enfoque deste currículo coincide quase sempre com a ideia de currículo centrado no aluno e no provimento de experiências de aprendizagem como forma de ligar a escola com a vida e adaptar os alunos ao meio, colocando os conteúdos escolares como instrumentos para o desenvolvimento de processos mentais, não como verdades estabelecidas.
( ) Possui várias correntes, às vezes divergentes entre si, algumas dão mais ênfase às questões políticas do processo de formação, outras colocam a relação pedagógica como mediação da formação política.
A sequência está correta em:
                Concurso:
                Prefeitura Municipal de Congonhas - MG
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                Segundo Perrenoud,  “na perspectiva de uma escola mais eficaz para todos,  organizar e dirigir situações de aprendizagens é manter um espaço justo para tais procedimentos,  despender energia,  tempo e dispor das competências profissionais necessárias para imaginar e criar situações de aprendizagens. As didáticas contemporâneas encaram como situações amplas, carregadas de sentido e regulamentação, as quais requerem um método de pesquisa,  de identificação e de resolução de problemas.” NÃO é uma característica específica,  de acordo com o enunciado dado: 
   
    