Filtrar


Questões por página:

O ábaco, originário da China, é uma antiga ferramenta de cálculo. Seu nome vem do grego "Abai", que se traduz como uma tábua de contagem. Incorporado ao Brasil pelos imigrantes japoneses, era considerado essencial para as operações matemáticas cotidianas.


Esta é a descrição de qual ferramenta pedagógica utilizado para o aprendizado de cálculos matemáticos por alunos com deficiência visual no Brasil?

Visualizar Questão Comentada

No contexto da escolarização de estudantes com deficiência intelectual, é fundamental adotar práticas pedagógicas inclusivas e adequadas às suas necessidades.



Sobre os aspectos pedagógicos nesse processo, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

De acordo com o Art.54 do ECA, o Estado tem a responsabilidade de garantir à criança e ao adolescente, entre outros, o ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para aqueles que não tiveram oportunidade na idade apropriada, além de oferecer atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência, de preferência:
De acordo com o Art.29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando:

Os ambientes de aprendizagem e os recursos instrucionais são elementos fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem.


Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:



I. Ambientes de aprendizagem são espaços físicos ou virtuais organizados para promover a interação, a colaboração e a construção do conhecimento;


II. Recursos instrucionais, como livros, vídeos e softwares educativos, devem ser utilizados de forma isolada, sem integração com as estratégias de ensino;


III. A tecnologia digital, quando bem utilizada, pode transformar os ambientes de aprendizagem, tornando-os mais dinâmicos e interativos;


IV. Recursos instrucionais devem ser selecionados com base nos objetivos de aprendizagem, nas características dos alunos e no contexto educacional;


V. A organização do ambiente de aprendizagem deve considerar os aspectos físicos, como iluminação e mobiliário, desconsiderando fatores emocionais e sociais.



Assinale a alternativa correspondente.