Filtrar


Questões por página:
Ao discutir a inclusão como uma abordagem de princípios para a educação, Ainscow (2009) afirma que o desenvolvimento da inclusão nos envolve na tarefa de “tornar explícitos os
Para responder à questão, leia o seguinte texto adaptado.
“Na Educação Infantil, valoriza-se a experiência _________ na relação com ________, sendo os textos narrativos, poéticos ou científicos tão importantes quanto a fala, a pintura, o som, o desenho, o movimento, enfim, tudo o que incorpora a imaginação.”
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto, de acordo com o documento Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação (2013).
Ao transformarmos as crianças em alunos, estamos atribuindo a elas uma cultura escolar já marcada pela e na sociedade, que traz consigo outros vocabulários que as naufragam em um arcabouço escolarizado. Conforme Fochi (2015), garantir que a educação infantil seja habitada por crianças coloca em voga
Garantir às crianças negras um trato digno na Educação Infantil significa retirá-las do lugar da injustiça e da não humanidade impostas pelo racismo. Conforme Gomes (2019), construir um currículo emancipatório na Educação Infantil que compreenda a raça como um dos seus eixos epistemológicos e pedagógicos
É inegável a pluralidade cultural do mundo em que vivemos e que se manifesta, de forma impetuosa, em todos os espaços sociais, inclusive nas escolas e nas salas de aula. Conforme Moreira e Candau (2007), se pretendermos abrir espaço na escola para a complexa interpenetração das culturas e para a pluralidade cultural, tanto as manifestações culturais hegemônicas como as subalternizadas precisam integrar o currículo e ser