Filtrar


Questões por página:
As opções abaixo exibem os processos formativos compreendidos como educação, de acordo com Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.9.394/1996), à exceção de uma. Assinale-a.
Jean Piaget (1896-1980) tornou-se um dos grandes expoentes das teorias psicológicas que embasam a corrente pedagógica que ficou conhecida como construtivismo.

Assinale a opção que expressa uma abordagem construtivista no que tange à atuação docente.
Espaços diferenciados nos quais a criança possa explorar pensamentos inteligentes através de diferentes linguagens, praticando a música, o desenho a descoberta de palavras em outro idioma, as atividades que animem seu equilíbrio, a pontaria, a destreza e que explorem seu tato, paladar, olfato, percepção de cores e ainda outras linguagens.

ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed,2002, p.72.

O trecho em destaque indica condições favoráveis focadas no desenvolvimento de capacidades
Decora-se que uma loja, por exemplo, fica na Rua da Glória; conquistei uma “informação” que, dependendo das circunstâncias, poderá ter um valor pessoal. Mas se vivi minha infância na Rua da Glória, em verdade aprendi-a e esse “conhecimento” sempre me ajudará quando descobrir outras ruas e, assim, comparando, analisando, descrevendo e percebendo essas descobertas com a rua de minha infância.

ANTUNES, CELSO. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes,2008, p.158.

A partir da leitura do texto supracitado, depreende-se que
É sabido que aprender-ensinar-aprender, processo em que mulheres e homens ao longo de suas vidas fazem e refazem seus jeitos de ser, viver, pensar, os envolve em trocas de significados com outras pessoas de diferentes faixas etárias, sexo, grupos sociais e étnico-raciais, experiências de viver. Tratar, pois, de ensinos e de aprendizagens é tratar de identidades, de conhecimentos que se situam em contextos de culturas, de choques e trocas entre jeitos de ser e viver, de relações de poder.

FONSECA, M. V.; SILVA, C. M. N.; FERNANDES, A. B. Relações étnicoraciais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições: 2011, p.13.

As opções abaixo apresentam as finalidades de se estreitar as relações entre pessoas de diferentes grupos étnico-raciais, à exceção de uma. Assinale-a: