Questões de Concurso
Filtrar
14.833 Questões de concurso encontradas
Página 246 de 2.967
Questões por página:
Questões por página:
Um Agente de Suporte de uma Secretaria da Educação explica para seus colegas de equipe, corretamente, que o Google Sala de Aula
Com relação à Lei nº 10.436/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais, assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.
( ) Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil..
( ) As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.
( ) A Língua Brasileira de Sinais - Libras deverá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.
AS afirmativas são, respectivamente,
( ) Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil..
( ) As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.
( ) A Língua Brasileira de Sinais - Libras deverá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.
AS afirmativas são, respectivamente,
Para avaliar o comportamento adaptativo de um indivíduo com deficiência intelectual são necessários, além da avaliação psicométrica – teste de QI, outros testes aplicados por diversos profissionais, que levam em consideração fatores sociais, culturais e econômicos abrangendo três tipos de habilidades. Relacione a habilidade envolvida nesse processo de avaliação a seu respectivo conceito.
I. Habilidades conceituais II. Habilidades sociais III. Habilidades práticas
( ) habilidade interpessoal, responsabilidade social, autoestima, credulidade, ingenuidade, solução de problemas e a capacidade de seguir regras.
( ) habilidade de linguagem e alfabetização; conceito de dinheiro, tempo e de número; autodireção.
( ) habilidades ocupacionais, atividades de vida diária, cuidados com a saúde, viagem/transporte, horários/rotinas, segurança, uso do dinheiro, uso do telefone.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo:
I. Habilidades conceituais II. Habilidades sociais III. Habilidades práticas
( ) habilidade interpessoal, responsabilidade social, autoestima, credulidade, ingenuidade, solução de problemas e a capacidade de seguir regras.
( ) habilidade de linguagem e alfabetização; conceito de dinheiro, tempo e de número; autodireção.
( ) habilidades ocupacionais, atividades de vida diária, cuidados com a saúde, viagem/transporte, horários/rotinas, segurança, uso do dinheiro, uso do telefone.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo:
A família e a escola são alicerces fundamentais para a educação e o desenvolvimento do aluno.
Com base na importância dessa integração entre família e escola, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).
( ) Os benefícios de uma boa integração entre essas duas instituições, bem como as implicações da falta de integração, trazem consequências;
( ) A aprendizagem de leitura e escrita se inicia no momento em que a criança é inserida no processo formal de alfabetização que acontece nos bancos escolares;
( ) Tanto a família quanto a escola participam do processo de aproximação da criança ao mundo letrado.
As afirmativas são, respectivamente,
Com base na importância dessa integração entre família e escola, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).
( ) Os benefícios de uma boa integração entre essas duas instituições, bem como as implicações da falta de integração, trazem consequências;
( ) A aprendizagem de leitura e escrita se inicia no momento em que a criança é inserida no processo formal de alfabetização que acontece nos bancos escolares;
( ) Tanto a família quanto a escola participam do processo de aproximação da criança ao mundo letrado.
As afirmativas são, respectivamente,
Concurso:
Prefeitura de Palestina de Goiás - GO
Disciplina:
Pedagogia
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, foi instituída pela Resolução nº 08 de 20 de novembro de 2012, garantindo o direito dos alunos remanescentes dos quilombos o atendimento nas áreas rurais e urbanas em suas mais variadas formas de produção cultural, social, política e econômica. Nesse aspecto, é correto afirmar que o currículo garante aos estudantes:
I o direito de se apropriar dos conhecimentos tradicionais e das suas formas de produção de modo a contribuir para o seu reconhecimento, valorização e continuidade;
II o direito a conhecer o conceito, a história dos quilombos no Brasil, o protagonismo do movimento quilombola e do movimento negro, assim como o seu histórico de lutas;
III discussões sobre a identidade, a cultura e a linguagem, como importantes eixos norteadores do currículo;
IV projetos de pesquisa restritos à cultura do quilombo a qual a escola faz parte.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I o direito de se apropriar dos conhecimentos tradicionais e das suas formas de produção de modo a contribuir para o seu reconhecimento, valorização e continuidade;
II o direito a conhecer o conceito, a história dos quilombos no Brasil, o protagonismo do movimento quilombola e do movimento negro, assim como o seu histórico de lutas;
III discussões sobre a identidade, a cultura e a linguagem, como importantes eixos norteadores do currículo;
IV projetos de pesquisa restritos à cultura do quilombo a qual a escola faz parte.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: